Saúde de Campinas faz estratégia da vacinação contra sarampo e febre amarela

A Secretaria de Saúde de Campinas aderiu à estratégia de imunização contra sarampo e febre amarela do Estado de São Paulo, que acontece na próxima semana, de 2 a 7 de fevereiro, em todos os Centros de Saúde, inclusive com ações fora das unidades. A estratégia visa proteger a população diante do registro de casos importados de sarampo no país e do período sazonal da febre amarela, de dezembro a maio. 

  

Nos supermercados e terminais de ônibus, a ação será entre 3 e 7 de fevereiro. Além das vacinas SCR (sarampo, caxumba e rubéola) e febre amarela, outros imunizantes do calendário também poderão ser atualizados para proteção de doenças como caxumba, rubéola, catapora, difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningites C e ACWY, pneumocócica, poliomielite, rotavírus, hepatite A, gripe.  

  

“Com o aumento das viagens, deslocamentos entre municípios e estados e aglomerações no período pós-férias e pré-Carnaval, há maior risco de transmissão de doenças. Nesse contexto, a intensificação da vacinação contra a febre amarela e o sarampo é uma medida essencial de saúde pública, visando ampliar a cobertura vacinal, proteger a população e prevenir a reintrodução e disseminação dessas doenças”, alerta Cíntia Bastos, enfermeira do Programa Municipal de Imunização. 

  

Para receber imunizantes é preciso apresentar documento com foto e caderneta, se tiver. As crianças ou adolescentes devem estar acompanhada dos pais/responsáveis ou levar autorização. 

  

Cenário vacinal e público-alvo 

  

Em 2025, Campinas alcançou cobertura vacinal de 98,91% para a primeira dose da tríplice viral (SCR), 92,16% para a segunda dose e 79,49% para febre amarela. 

  

A vacina SCR é voltada para crianças de 12 a 15 meses em duas doses. Pessoas que nunca receberam a vacina tomam duas doses até os 29 anos, ou uma dose entre 30 e 59 anos. 

  

Já a febre amarela deve ser administrada em esquema de duas doses para crianças até quatro anos. A partir de cinco anos de idade, é indicada uma dose para pessoas que nunca foram vacinadas com o imunizante. 

  

Programação 

  

  • Terça-feira, 3 de fevereiro 

– Das 9h às 16h, no Supermercado Savegnago localizado na avenida Jorge Tibiriçá, 139, na Vila Joaquim Inacio. 

  

  • Quarta-feira, 4 de fevereiro 

 – Das 9h às 16h, no Supermercado GoodBom localizado na avenida Almeida Garret, 1881, no Pq. Taquaral. 

  

  • Quinta-feira, 5 de fevereiro 

  

– Das 7h às 19h, no Terminal Barão Geraldo, localizado na rua Alzira de Águiar Aranha, s/n, no Jardim Santa Genebra II 

– Das 9h às 16h, no Supermercado PagueMenos localizado na avenida Baden Powell, 2026, no Jardim Nova Europa 

  

  • Sexta-feira, 6 de fevereiro 

  

– Das 15h às 19h, no Atacadão localizado na avenida Ruy Rodriguez, 3100, no Jardim Yeda 

  

  • Sábado, 7 de fevereiro (Dia D) 

  

– Das 9h às 16h, no Supermercado PagueMenos localizado na avenida John Boyd Dunlop, 8930, no Jardim Satélite Íris 

– Centros de Saúde que abrem aos sábados acompanham o Dia D da estratégia. 

  

Confira os endereços e horários de funcionamento dos Centros de Saúde no link: https://campinas.sp.gov.br/sites/vacina/locais-e-horarios-de-vacinacao .