1º Mutirão de Enfrentamento às Arboviroses do ano visitou mais de 7,1 mil imóveis em Campinas na última sexta

A Secretaria de Saúde de Campinas, em parceria com o Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses, visitou 7.132 imóveis durante o 1º mutirão contra a dengue e outras arboviroses de 2026. A ação ocorreu na última sexta-feira, 23 de janeiro, quando foram visitados comércios e residências nos bairros Vila Orosimbo Maia, Jardim Carlos Lourenço, Jardim Itatiaia, Jardim Itayu, Jardim Andorinhas, Jardim Santa Eudóxia e Jardim New York.
 

Mais de 130 pessoas, entre agentes de saúde, funcionários de empresa contratada e membros do comitê, participaram da ação. Os mutirões são intensificados neste período do ano por um cenário epidemiológico marcado pelo aumento das temperaturas e do volume de chuvas, que cria condições propícias para a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
 

O mutirão teve como ponto de encontro o Centro de Saúde Orosimbo Maia, na Vila Orosimbo Maia. Foram trabalhados 4.011 imóveis, o equivalente a 56,2%, enquanto os demais 43,7% deixaram de ser acessados por estarem fechados, desocupados, recusa de alguns moradores, entre outros.
 

Equipes da Secretaria de Serviços Públicos removeram 62.840 toneladas de resíduos entre os descartados irregularmente e limpeza de bocas de lobo de quinta-feira, 22 de janeiro, a sábado, 24.
 

A ação contou com a Secretaria de Saúde e órgãos pertencentes ao comitê: Secretaria de Comunicação; Cultura e Turismo; Educação; Esporte e Lazer; Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; Habitação; Relações Institucionais; Serviços Públicos; Trabalho e Renda; Desenvolvimento e Assistência Social; Administração; Governo, com a participação da Defesa Civil e do 156; Rede Municipal Dr. Mario Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar; Setec e Sanasa.
 

O que foi feito em 2025
 

– Controle de criadouros: 1.512.060 visitas a imóveis
– Nebulização costal: visitas a 251.072 imóveis
– Nebulização veicular: 9,5 mil imóveis contemplados
– 12 mutirões
– 54.682 toneladas de resíduos retirados em ações
– 137 lideranças de bairros capacitadas (de dezembro de 2024 a junho de 2025) com 6 capacitações de aprofundamento de conhecimento (de junho a novembro de 2025)
– 250 servidores brigadistas
– 300 servidores capacitados
– Monitoramento de pacientes com suspeita de dengue: 63.616
– 53 capacitações para profissionais de saúde
– Instalação de armadilhas contra o Aedes aegypti em pontos estratégicos
 

Assistência

A pessoa que tiver febre deve procurar um centro de saúde imediatamente para diagnóstico clínico. Portanto, a Saúde faz um apelo para que a população não banalize os sintomas e também não realize automedicação, o que pode comprometer a avaliação médica, tratamento e recuperação. Já quem estiver com suspeita de dengue ou doença confirmada e apresentar sinais de tontura, dor abdominal muito forte, vômitos repetidos, suor frio ou sangramentos deve buscar o quanto antes por auxílio em pronto-socorro ou em Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
 

Comitê de prevenção

A Prefeitura conta com um Comitê de Prevenção e Controle de Arboviroses desde 2015, que em 2023 passou a se chamar Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses. O objetivo é que todas as partes contribuam no processo de planejamento, articulação, coordenação, execução e avaliação dos programas, projetos e ações de prevenção e controle de doenças, assim como no atendimento a situações adversas provocadas pelas arboviroses e zoonoses de importância em saúde pública em todo o território do município de Campinas. Mais informações estão no site: https://dengue.campinas.sp.gov.br.