Saúde amplia oferta de exames de ultrassom a partir desta semana
A Secretaria de Saúde de Campinas ampliou a oferta de ultrassons na rede municipal nesta semana. Com isso, as Policlínicas passarão a oferecer novas 832 ultrassonografias por mês, mais do que o dobro do que era disponibilizado anteriormente.
Em razão do aumento da realização dos exames, o serviço terá capacidade para fazer, em média, 1.591 procedimentos por mês (anteriormente eram 759). A ampliação está sendo feita gradativamente e está sendo possível porque a Pasta locou seis novos equipamentos.
Nas próximas semanas também serão oferecidos nas unidades os exames de ecocardiograma (120 por semana). Atualmente os ecocardiogramas são realizados no Hospital Ouro Verde, Hospital da PUC, Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Medical Center.
“O aumento da oferta de exames de imagem está entre as prioridades da secretaria. É mais uma forma de dar agilidade aos diagnósticos e faz parte de um projeto de qualificar cada vez mais o atendimento da rede”, disse o secretário de Saúde Lair Zambon.
No primeiro semestre deste ano foram realizados 34.752 ultrassons na rede municipal de saúde.
Além das Policlínicas, os exames de imagem são realizados nos hospitais Mário Gatti, PUC-Campinas e Beneficência Portuguesa, Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e Hospital do Amor. Para fazer o procedimento é preciso o encaminhamento do centro de saúde ou especialidade.