Atendimento do 156 por chatbot funcionará a partir de segunda-feira, 9/5
A partir da próxima segunda-feira, dia 9 de maio, o Serviço de Atendimento 156, também poderá ser consultado via chatbot – forma de conversação virtual –, à distância, em tempo real e disponível 24 horas por dia. Para utilizar o serviço basta acessar a seguinte página do site da Prefeitura https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/governo/pagina/156-servico-de-informacao-e-solicitacao-de-servicos-publicos.
O 156 é o principal canal de comunicação entre o governo e a população. O atendimento já é realizado por meio de ligação telefônica de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
A implantação do assistente virtual no serviço 156 é um passo importante para a modernização do serviço público prestado à população e garantirá mais agilidade e eficiência ao Atendimento 156. Por meio do Chatbot, o munícipe receberá a orientação que procura sem precisar se deslocar aos postos de atendimento da Prefeitura ou aguardar na fila de espera do atendimento telefônico.
O objetivo é que o cidadão tenha cada vez mais facilidade para interagir com a Prefeitura de Campinas e os serviços públicos disponibilizados.
O chatbot do 156 disponibilizará, inicialmente, informações e orientações sobre segunda via de planta de imóvel, agendamentos via Portal Cidadão, Auxílio Brasil, castração, certificado de vacinação contra febre amarela, emissão de ficha informativa de imóvel, iluminação pública, vale-gás e vigilância sanitária.
Neste primeiro momento os acessos no chatbot estarão em fase de treinamento automático virtual. A partir do uso feito pelo cidadão a ferramenta vai se adequando automaticamente para ficar mais aderente às necessidades da população.
Por isso, o assistente virtual disponibilizará também uma pesquisa para que os cidadãos registrem suas impressões sobre o atendimento e auxiliem no aprimoramento do serviço.