Família pode solicitar aos CSs vacinação de acamado em domicílio
Os Centros de Saúde municipais de Campinas realizam vacinação de pessoas acamadas em casa, a partir da solicitação de familiares nas unidades. Durante 2021, quase 9 mil pessoas foram vacinadas em domicílio. Desde o começo de abril, pacientes acamados voltaram a receber as equipes de imunização dos CSs para aplicação da vacina anual da gripe e a segunda dose adicional contra a covid-19.
As unidades básicas de saúde programam atendimento aos pacientes acamados já cadastrados e acompanhados, mas recebem solicitação das famílias de outras pessoas que não são acompanhadas no Centro de Saúde. Quem não possui cadastro no Centro de Saúde da sua região também pode ser atendido, como aqueles que têm planos de saúde ou fazem tratamento particular. A pessoa responsável pode enviar e-mail ou procurar a unidade mais próxima de sua casa e solicitar a visita da equipe para vacinação em casa.
Para identificar o Centro de Saúde da sua região, o interessado pode acessar a listagem das unidades, disponível no link https://saude.campinas.sp.gov.br/saude/. O contato também pode ser feito por telefone e pelo e-mail das unidades, de acordo com o divulgado pelos CSs.
As equipes de vacinação avaliam as solicitações e, se a pessoa for acamada, é programada a vacinação em casa. “Situações de fragilidade ou dificuldade de locomoção nem sempre caracterizam necessidade de atendimento em domicílio”, alerta a coordenadora da área técnica de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Renata Cauzzo Zingra Mariano. Nestes casos, é possível solicitar a vacinação no carro, levando a pessoa ao Centro de Saúde próximo de onde mora.
O importante, afirma a coordenadora, é que as pessoas acamadas e os idosos sejam vacinados. “Os responsáveis precisam procurar as equipes de saúde nos Centros de Saúde para expor cada caso”, pede Renata Mariano, para que as unidades analisem a situação. Até os vizinhos podem ajudar acionando o CS da região.
Números
Durante 2021, as equipes dos Centros de Saúde municipais vacinaram 8.910 pacientes em domicílio em todas as regiões de Campinas.
Desse universo, 5.798 eram pessoas acamadas, e 3.112 viviam em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).