Connect with us

Geral

Comitiva da Prefeitura de Goiânia realiza visita técnica ao BRT campineiro

imagem 124

Uma comitiva da Prefeitura de Goiânia realizou uma visita técnica a Campinas e também à Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e Secretaria de Transportes (Setransp), nesta quinta-feira, 14 de abril. O objetivo foi conhecer detalhes sobre a implantação e futura operação do BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) campineiro. Atualmente, as obras de implantação dos Corredores BRT são conduzidas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura. 

 

 

Advertisement

 

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, foi recebido pelo prefeito Dário Saadi, no Paço Municipal. E na sequência, pelo secretário de Transportes, Fernando de Caires, que representou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. O município de Goiânia iniciou a implantação do BRT Norte-Sul em 2015, com 22 km de corredores exclusivos.  

 

Advertisement

Integraram a comitiva o presidente da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), Tarcísio Abreu; o presidente do Consórcio REDMOB, Leomar Avelino; e os secretários municipais de Goiânia, Horácio Mello (Mobilidade), Everton Schmaltz (Infraestrutura Urbana) e Felipe Alves (Escritório de Projetos Prioridades). O grupo foi conduzido por técnicos da equipe de projetos especiais da Emdec.   

 

O grupo acompanhou uma apresentação sobre o projeto e percorreu trechos do Corredor BRT Campo Grande e Perimetral, passando pelo Complexo BRT Rodoviária chegando até a Estação BRT Aurélia, na Avenida John Boyd Dunlop.  

Advertisement

 

O secretário de Transportes explicou que “a implantação do BRT em Campinas está em estágio avançado e o grande desafio agora é a operação. Há um projeto em andamento que busca acelerar a utilização dos terminais e Corredores BRT pelo sistema convencional de transporte público”, disse Caires.  

 

Advertisement

“A partir da troca de informações e da visita técnica, pudemos retirar contribuições para enriquecer o projeto de implantação do BRT em Goiânia. Destaco a comunicação visual observada nas estações, que é rica em informações direcionadas aos usuários”, ressaltou o prefeito de Goiânia. 

 

A comitiva conheceu os detalhes sobre a implantação dos corredores, estações, terminais, pontes e viadutos que compõem o BRT campineiro. Os representantes da Emdec apresentaram as justificativas para a escolha do modal no município, características técnicas e termos da licitação por lotes. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Durante a vistoria aos corredores, o grupo pôde verificar, na prática, o funcionamento automatizado das estações (operação de portas e catracas), a estrutura dos corredores e a atual dinâmica de circulação dos ônibus do sistema convencional de transporte.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare