Atletas chilenos fazem intercâmbio no CEAR e disputam Campeonato Paulista
A Prefeitura abriu o Centro Esportivo de Alto Rendimento, o CEAR, para recepcionar a delegação de atletismo da cidade de Linares, no Chile. Os cinco integrantes – atletas, técnico e dirigente – vão trocar experiências com a equipe de atletismo da Orcampi, apoiada pelo Fiec, parceira da secretaria de Esportes e Lazer de Campinas.
O intercâmbio internacional vai até o próximo dia 20 e os treinamentos são diários, em dois períodos. Neste fim de semana, os chilenos, juntamente com os atletas de Campinas, vão disputar a 1ª etapa do Campeonato Paulista de Atletismo, em São Bernardo do Campo.
A cidade de Linares tem cerca de 100 mil habitantes, fica a 400 km de Santiago e desenvolve um projeto de atletismo que prioriza o esporte na vida do cidadão. Os mais desenvolvidos tecnicamente são alçados a uma etapa voltada para o alto rendimento, a exemplo do que ocorre na Orcampi. Por isso, os principais atletas da equipe chilena, com ótima colocação no ranqueamento do país, estão em Campinas.
Técnicos aprovam o intercâmbio
Para o professor Luis Cerda Hernández, que treina os latinos, a presença na pista do Cear é uma ótima oportunidade de aprendizado: ”estamos muito felizes em trabalhar harmoniosamente com os professores e atletas da Orcampi. Fica muito clara a disposição dos meus atletas. Dessa forma, o Daniel Corvalan (salto em distância); Benjamin Catil (100 m e 200 m); Fernanda Valdebenito (arremesso de peso); Rocio Rysselberghe (salto em distância) e Pia Opazo (400 m), estão aproveitando muito bem esta experiência”, destacou.
O técnico da Orcampi e da Seleção Brasileira, Evandro Lázari, apoia a iniciativa integralmente e ressalta que o intercâmbio vai além das pistas: “É muito mais abrangente. Também passa pelo crescimento cultural, esportivo e pelo exercício da cidadania. A troca de conhecimento fortalece a todos”, analisou.
Recepção calorosa
Jorge Cuevas Rossel, gestor Esportivo e Cultural, comanda a delegação chilena e fez questão de exaltar a estrutura encontrada para realizar os treinamentos e o respeito no tratamento: “estamos muito felizes com a recepção. Está tudo perfeito. Acomodações, os equipamentos disponíveis, excelente. O investimento feito na equipe pelo gestor de Linares, Mário Meza Vasquez, terá um enorme retorno”, concluiu.
O secretário de Esportes e Lazer de Campinas, Fernando Vanin, esteve no Cear para dar as boas vindas aos chilenos e destacou o significado desse tipo de intercâmbio: “é uma honra receber os nossos irmãos chilenos. Com a nossa estrutura e a competência dos profissionais da Orcampi, podemos interagir perfeitamente, fortalecendo o talento de ambas as partes”, apontou.
Como o aprimoramento de cada atleta em suas respectivas modalidades tem apresentado ótimos resultados, a intenção da delegação do Chile, se possível, é voltar a Campinas entre junho e julho para um novo intercâmbio, desta vez trazendo, provavelmente, dez integrantes.