Secretaria de Urbanismo intensifica serviços de limpeza em áreas públicas
Foto: RIC/PMI
A Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente intensificou os serviços de limpeza das áreas verdes do município para atender a demanda maior de trabalho, comum nessa época do ano. Com chuvas frequentes, o volume dos serviços relacionados a corte de grama e limpeza de mato de áreas públicas aumenta bastante. Hoje, o Urbanismo mantém aproximadamente 300 funcionários nas ruas trabalhando na manutenção e limpeza da cidade.
Conforme explicou o secretário da pasta, Leandro Dias de Souza, o período mais crítico de volume de grama e mato é entre novembro e abril. Nesse período, o calor e as chuvas frequentes estimulam o crescimento da grama e do mato, e o prazo entre uma roçagem e outra fica bem menor. Por isso precisamos colocar toda a nossa equipe de limpeza nas ruas para dar conta do volume maior de trabalho., reforçou.
A roçagem das áreas verdes é feita de forma manual e com tratores, e incluiu os serviços de raspagem das guias e capinação.
Dados da Secretaria apontam que desde 2013 a extensão territorial de áreas verdes e praças para manutenção cresceu em torno de 26%. Hoje o município conta com mais de 300 praças. A limpeza urbana ainda engloba a varrição, que abrange mais de 2 mil quilômetros de vias, manutenção de canteiros de avenidas, terrenos públicos e poda de árvores em vias públicas.
Só o Parque Ecológico corresponde a 16 quilômetros lineares de área verde considerando as duas margens do córrego Barnabé. Para a manutenção desse espaço a Prefeitura mantém uma equipe exclusiva de limpeza.