A 25ª edição do Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo selecionou dois trabalhos da EducaTV Campinas entre os finalistas nas categorias Fotojornalismo e Televisão. A edição 2025 da premiação celebra o jubileu de prata da iniciativa com participação expressiva de profissionais, estudantes e veículos de comunicação.

Os trabalhos da EducaTV que foram selecionados são a reportagem “Raízes que transformam”, da jornalista Nathália Henrique, e a fotografia publicada no instagram oficial emissora para divulgar a reportagem “Desenvolvimento Territorial – No Itatinga, Cepromm ajuda moradores a reconstruírem suas histórias”, de Wesley Tadeu,que também foi veiculada no jornal Educa Acontece.

Para o diretor da EducaTV, Alexandre Tadeu, estar entre os finalistas de uma premiação respeitada como o Prêmio FEAC de Jornalismo, pelo terceiro ano consecutivo, é motivo de orgulho e de responsabilidade. “A EducaTV tem como missão promover o acesso à informação com conteúdo que valorize iniciativas que transformam realidades. Nossa emissora tem três anos de vida e pelo terceiro ano consecutivo está na final do Prêmio FEAC. Ver nossas produções destacadas ao lado de veículos e profissionais de grande relevância demonstra que estamos no caminho certo”, disse.

A reportagem “Raízes que transformam” procurou mostrar como a horta comunitária do Jardim Florence, em Campinas, vem transformando vidas de moradores da região. O projeto bem sucedido da horta ganhou até reconhecimento nacional. A iniciativa foi uma das vencedoras do prêmio “Agricultura Urbana e Periurbana”, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

“É uma honra receber o reconhecimento de um trabalho em equipe, que foi movido pelo desejo de valorizar o empenho dos agricultores da horta comunitária do Jardim Florence. Os agricultores com quem conversamos contaram que a horta para eles é uma terapia. Gostaria que eles soubessem que o bem-estar proporcionado pelo projeto também tomou conta de nós”, relatou Nathália. 

A reportagem  “Desenvolvimento Territorial – No Itatinga, Cepromm ajuda moradores a reconstruírem suas histórias”, mostrou as ações do Cepromm (Centro de Promoção para Um Mundo Melhor) que há 32 anos busca resignificar a vida dos moradores do Itatinga, considerado o maior bairro de prostituição da América Latina. São diversas oficinas com apoio e assessoramento  da Fundação FEAC. Mais de 300 crianças e adolescentes são atendidos. Além disso, mulheres em situação de vulnerabilidade social participam do Projeto Oásis, que busca oferecer apoio emocional e busca de direitos.

Wesley explica que concorreu  pelas duas categorias: televisão e fotojornalismo, “como repórter multimídia a gente precisa ter habilidade para levar a informação ao público em todas as plataformas, tanto pela televisão quanto pelos canais digitais”, disse.

De acordo com ele,  a indicação ao Prêmio FEAC 2025 ajuda a posicionar a EducaTV ao lado de outros veículos. “Além de disseminar informação pela televisão, também conseguimos usar as nossas plataformas digitais para divulgar as reportagens. A foto foi um chamariz pra atrair a atenção dos nossos telespectadores”, completou.

Sobre o prêmio

Com o tema “Desenvolvimento Territorial – Integrando Esforços para Alavancar Transformações Duradouras”, o prêmio reconhece conteúdos que evidenciam como ações articuladas entre comunidades, poder público e organizações sociais podem promover mudanças sociais de longo prazo na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

A edição registrou recorde de inscrições, reunindo 172 inscritos e 121 conteúdos submetidos por 87 profissionais, estudantes e representantes de organizações sociais. A premiação contempla quatro modalidades – Jornalista, Profissional de Comunicação, Universitária e Social (profissional e beneficiário) – com R$ 5 mil para cada vencedor, totalizando R$ 50 mil em prêmios. Dentro da modalidade Jornalismo, as categorias avaliadas incluem Fotojornalismo, Impresso, Online, Rádio, Televisão e Cinegrafista.

Finalistas 

Os finalistas foram selecionados entre reportagens veiculadas entre 1º de janeiro e 3 de novembro de 2025, de acordo com todas as regras do edital, especialmente a abordagem sobre Desenvolvimento Territorial. Os conteúdos inscritos abordam temas como convivência comunitária, inclusão produtiva, fortalecimento de vínculos, acesso a direitos, políticas públicas e iniciativas da Fundação FEAC.

A TV Band Campinas lidera a lista de finalistas nesta edição, com quatro indicações entre as modalidades de cinegrafista e televisão. A CBN Campinas também se destaca com três trabalhos finalistas de dois profissionais.

Além da presença da EducaTV com dois trabalhos finalistas, também estão na lista com dois finalistas cada,  o jornal Correio Popular e o portal Hora Campinas. Os sites G1, Cidadania Ditada pelo CEP e Sanasa Campinas, além do jornal Diário Campineiro, aparecem com uma indicação cada.

Na categoria Profissional de Comunicação, os finalistas vêm do videocast Nova Onda News e dos canais de YouTube Streetfest 019 e Ozipa Criativa. Já a Ozipa Criativa soma mais três indicações nas modalidades Social Profissional e Social Beneficiário. A OSC COMEC e a Associação de Assistência Social São João Vianney também figuram entre os finalistas.

Na modalidade Universitário, concorrem uma estudante da UNIP e dois estudantes da PUC-Campinas.