Prefeitura e Secretaria de Agricultura e Abastecimento celebram parceria
A Prefeitura de Campinas e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo assinaram um protocolo de intenções, na tarde desta segunda-feira, 28 de junho, na sede do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no Guanabara. O objetivo é direcionar o desenvolvimento de projetos de fortalecimento do ecossistema de inovação em Campinas e região, tendo por base a sede do IAC. Na ocasião, também foi comemorada e relembrada a importante história do IAC, que completou 134 anos neste domingo, dia 27.
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, assinaram o termo que prevê a implantação de um ambiente de inovação e apoio a startups. Também assinaram o documento, como testemunhas, o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, e o assessor técnico da Secretaria de Agricultura, Orlando Melo de Castro. Após a assinatura, o prefeito recebeu o documento das mãos de Borges e do diretor-geral do IAC, Marcos Guimarães de Andrade Landell.
A iniciativa tem por objetivo promover a competitividade das empresas em alto nível estratégico, envolvendo o estímulo à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e ao surgimento de novos negócios para o agronegócio. As atividades devem também impulsionar a inovação e o empreendedorismo sustentáveis em Campinas, aproximando os ecossistemas do conhecimento compostos por instituições de ciência e tecnologia, universidades e empresas da região. Em 60 dias deve ser elaborado um plano de trabalho com esse direcionamento.
O prefeito Dário Saadi ressaltou a atuação do IAC e o trabalho em conjunto, que irá proporcionar avanços nesse segmento. “Já estamos estudando propostas para desenvolver cursos de tecnologia em agronegócios”, disse o prefeito, que agradeceu pela oportunidade de estabelecer essa parceria, que poderá contribuir para reforçar a vocação de Campinas como polo científico e tecnológico. Ele também relembrou que o pai era produtor de café, o quanto valorizava o desenvolvimento de espécies das sementes do IAC e a dedicação em pesquisas que havia por trás de cada uma.
O secretário de Agricultura, Itamar Borges, destacou a importância da parceria com a Prefeitura. “Esse termo é um apoio à ciência e a esse símbolo de Campinas, que é o IAC. Esta ação conjunta irá possibilitar iniciativas de inovação e estímulos a startups, gerando resultados para o agronegócio de Campinas, de São Paulo e do Brasil”, disse.
O protocolo assinado não envolve a transferência de recursos financeiros ou materiais entre as partes. O documento será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo e a partir da publicação terá início sua vigência, que se estende pelo prazo de 24 meses, podendo ser prorrogado até o limite de 60 meses.
Também participaram da cerimônia a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, Adriana Flosi; o presidente da Câmara dos Vereadores, o vereador Zé Carlos; e o presidente da Agência Paulista de Tecnologias do Agronegócio (APTA), Sérgio Tutui.