Idosos participam de encontro sobre mobilidade urbana
Neste “Junho Violeta”, mês que marca a conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa, o programa “Idosos em Movimento”, da Setransp/Emdec, realizou encontro virtual para debater os desafios da mobilidade urbana que podem gerar violências simbólicas e físicas a este público. O evento, realizado nesta quinta-feira, dia 24 de junho, contou com a participação de cidadãos interessados na pauta e representantes de instituições que integram a rede de apoio aos idosos de Campinas.
Para iniciar o debate, o encontro contou com palestra ministrada por André Aranha Ribeiro, assessor executivo da Presidência da Emdec. A apresentação contextualizou os participantes em relação à perspectiva histórica da mobilidade urbana.
Aranha explicou que, apesar de ser um conceito recente, a mobilidade acompanha a história da humanidade, passando pela criação da roda e das primeiras cidades, e as características do desenvolvimento ocasionado pela Revolução Industrial, inclusive com efeitos que permanecem até hoje.
“A gente vem de uma cultura centrada no automóvel há 70 anos”, explicou. O palestrante destacou que este padrão gerou um modelo insustentável; por isso, há a preocupação em torno de uma mobilidade urbana sustentável, que seja praticada hoje de forma socialmente justa, sem perpetuar perigos e violências contra os idosos e que não comprometa as gerações futuras.
Para essa construção de uma nova mobilidade, Aranha lembrou que a participação e cobrança dos cidadãos são fundamentais, citando o exemplo da participação em conselhos.
Após a palestra, os participantes ouviram a narração de uma história passada em uma cidade fictícia, em que uma senhora conta os percalços que enfrenta em sua mobilidade e acessibilidade a espaços públicos. A partir da história, houve o início de debate sobre os problemas enfrentados por idosos, estruturas urbanas existentes que podem solucionar questões similares, e a importância das escolhas individuais, da organização e da participação coletiva.
Gerente de Educação para a Mobilidade da Emdec, área que coordena o “Idosos em Movimento”, Roberta Mantovani explica que esta integração é um dos objetivos do programa. “A participação dos idosos no debate de políticas de mobilidade urbana é fundamental para que tenhamos uma cidade cada vez mais acessível e justa para todos”.
Inscrições para os encontros estão abertas
Os interessados em participar do programa “Idosos em Movimento” têm a oportunidade de conferir uma nova edição deste encontro no dia 29 de julho. Já em 26 de agosto, haverá a continuidade da reflexão proporcionada pelos encontros anteriores. Para participar, cidadãos e representantes de instituições podem entrar em contato com a Emdec pelo e-mail [email protected], ou realizar inscrição pelo link bit.ly/formacaoemdec.