Indaiatuba é a primeira da RMC no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira
Foto: Arquivo- Giuliano Miranda RIC/PMI
A Educação de Indaiatuba mais uma vez é destaque nacional. O Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) realizado pela pelo CLP (Centro de Liderança Pública) avaliou os municípios brasileiros. Indaiatuba ficou com 5,6 de média, sendo a melhor colocada na RMC (Região Metropolitana de Campinas) e está na 26ª colocação nacional. Para comparação, a média brasileira é de 4,7 e do Estado de São Paulo 5,3.
Para avaliar os municípios, foi levado em consideração o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) anos iniciais e finais do ensino fundamental; taxa líquida de matrícula do ensino médio; escolaridade dos professores; número médio de horas aula/dia; experiência dos diretores e taxa de atendimento na educação infantil.
Este projeto foi desenvolvido com objetivo de definir a metodologia e implementar Ioeb para os municípios e estados brasileiros. A partir do desse índice é possível analisar e comparar como, em média, cada munícipio, estado ou o Distrito Federal contribui para o sucesso educacional dos indivíduos que nele vivem.
Os principais diferenciais deste índice em relação a outros já existente, como o Ideb, é que trata-se de um índice único para cada local (município, estado ou Distrito Federal), que engloba toda a educação básica da educação infantil ao ensino médio, de todas as redes existentes no local – rede estadual, municipal e privada (sempre que disponível), bem como todos os moradores locais em idade escolar, e não apenas para aqueles que estão efetivamente na escola e; ele representa a qualidade das oportunidades educacionais, independentemente das demais oportunidades vivenciadas pelas crianças e jovens (como se todas as crianças e jovens vivessem em famílias semelhantes, com pais de mesma escolaridade).
A secretária de Educação de Indaiatuba, Rita de Cássia Trasferetti, ressalta os pontos em que Indaiatuba se destaca dos outros municípios. Nosso índice de atendimento na educação infantil é muito alto, temos 60% das crianças em creches e 100% matriculadas na pré-escola. Outro ponto em evidência é a formação dos nossos professores, quase todos possuem nível superior e as horas de aula, pois temos sete escolas de período integral municipal e outras duas estaduais. Todo conjunto de ações proporciona um bom desempenho nas avaliações externas e o nosso trabalho visa avançar as políticas públicas educacionais, para que abracem de modo pleno todos os aspectos da educação, sublinha Rita.
Além de Indaiatuba na RMC as cidades melhores avaliadas foram: Vinhedo com 5,5 (32ª colocada) e Itatiba com 5,5 (33ª colocada). Campinas ficou com a média 5,0 em 747º lugar. As cidades da RMC com índices mais baixos foram: Santo Antônio de Posse com 4,8 (1.522º lugar), Engenheiro Coelho, com 4,8 (1.349º lugar) e Cosmópolis 4,9 (1.157º lugar).