Secretaria de Serviços Urbanos constrói mais nove canis no CRA
Foto: Eliando Figueira RIC/PMI
Os novos canis em construção no CRA Centro de Reabilitação Animal devem ficar prontos para utilização no final de agosto. A equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente está concluindo a construção de mais nove canis que integram a primeira fase da obra de ampliação e reforma do espaço. Os trabalhos de ampliação da recepção e das dependências administrativas, também já foram iniciados. O objetivo da obra é melhorar a capacidade de acolhimento e permanência de animais e também oferecer mais conforto no atendimento das famílias que procuram os serviços do CRA.
O projeto ainda inclui a construção de 16 novas baias individuais para cães e gatos nas áreas de pré e pós-operatório para melhor acomodar os animais doentes que são recolhidos pela Prefeitura e os que estão em tratamento. Na área ampliada também serão construídos um consultório para avaliação clínica dos animais e uma nova sala de paramentação ligada ao centro cirúrgico. O setor administrativo ganhará uma recepção nova com capacidade para dois guichês de atendimento, e mais dois banheiros acessíveis. No total, a ampliação contará com mais de 120m² de área construída.
A fase final das obras incluirá a reforma de todas as instalações já existentes, que passarão por manutenção e pintura geral.
Idealizado pelo prefeito Nilson Gaspar, quando ainda era secretário de Serviços Urbanos, o Centro de Reabilitação Animal foi criado em 2009, com a proposta de recolher animais de rua machucados e doentes que apresentam risco à população ou que estejam em sofrimento; animais submetidos a maus tratos por seus proprietários; suspeitos de raiva ou outras zoonoses, e animais mantidos em condições inadequadas; filhotes abandonados e cadelas que estejam esperando filhotes. Desde então já fizemos algumas reformas para melhorar e ampliar o serviço, sempre com foco no cuidado com o animal e na saúde pública, reforçou o prefeito.
No CRA os animais recebem os cuidados necessários e depois são encaminhados para adoção, quando não são resgatados pelos proprietários. O serviço também oferece castração gratuita de cães e gatos para famílias que não têm condições de pagar pela cirurgia.