Plataforma digital que integra Prefeitura e Câmara de Indaiatuba entra em funcionamento
Foto: Arquivo – Eliandro Figueira RIC/PMI
Começou a funcionar nesta segunda-feira (22) uma plataforma digital que irá viabilizar a integração digital entre a Prefeitura de Indaiatuba e a Câmara Municipal. A ferramenta, que otimizará a tramitação de indicações e ofícios do legislativo, foi implantada a partir da iniciativa da Secretaria de Relações Institucionais e desenvolvida pelo Departamento de Informática da Prefeitura em parceria com o Legislativo Municipal.
Para o Prefeito Nilson Gaspar, o novo sistema representa uma evolução na forma de trabalho. É uma ferramenta essencial para melhorar a eficiência na prestação do serviço público. Agora a comunicação de indicações e ofícios entre a administração municipal e a câmara será muito mais fácil e ágil, sem contar a transparência que garante e toda a economia que representa com mão de obra, combustível, papéis, impressões e tempo, argumentou.
O presidente da Câmara Municipal de Indaiatuba, Hélio Ribeiro (PSB), destacou que a plataforma é muito importante nesse período de pandemia de Covid-19. A partir de agora nossos funcionários serão poupados do contato com outros servidores públicos, porque eles não terão mais que se deslocar para transportar esses documentos impressos. A integração digital vai resultar em muitos resultados benéficos para a nossa cidade, disse.
Segundo a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, Dra. Graziela Milani, a integração entre a Prefeitura de Indaiatuba e o legislativo municipal, integram uma primeira fase do sistema. Começamos a formular a plataforma no segundo semestre do ano passado, com o auxílio do Departamento de Informática, ligado à Secretaria de Administração. Com essa primeira parte em funcionamento, nossa meta agora é digitalizar também todos os processos da administração municipal, para que toda a tramitação aconteça eletronicamente, gerando ainda mais eficiência e economia no setor público municipal, explicou.
Somente em 2019 a Prefeitura de Indaiatuba recebeu 1.998 indicações e 4.941 ofícios, totalizando 6.939 documentos. Apenas para o protocolo de encaminhamento dos questionamentos e envio das respostas aos vereadores são utilizados pelo menos quatro vezes esse total (27.756) em papéis, entre cópias e impressões.