Prefeitura de Indaiatuba orienta população em relação à coleta de lixo
Foto: RIC/PMI
A Prefeitura municipal de Indaiatuba por meio da Secretaria de Serviços Urbanos informa aos munícipes os procedimentos referente a coleta de lixo em meio a essa crise da Covid-19.
Pensando na saúde do cidadão e na segurança dos coletores recomenda-se:
Para as pessoas que não tem suspeita nenhuma de estarem com o Coronavirus, que descartem máscaras e luvas juntamente com o lixo comum, que continuem separando o lixo normalmente, que utilize dois sacos, sendo um dentro do outro, que amarre bem os sacos de preferência com nó duplo e que se preencha com um terço de sua capacidade total.
As recomendação para quem tem suspeita da Covid-19 é que descarte todo o lixo junto, que utilize também dois sacos, sendo um dentro do outro, que amarre bem os sacos de lixo de preferência com nó duplo.
Pede-se ainda aos munícipes que respeitem os dias e horários de coleta e evitem contato, tanto da parte dos coletores entre si, quanto dos cidadãos entre si.
Aos gestores responsáveis pelo descarte de resíduos de saúde (RSS) e resíduos comuns dos hospitais públicos, privados, clínicas médicas, locais com grande concentração de pessoas infectadas (hotéis, navios, aeroportos) profissionais e agentes de saúde. Como medida essencial de prevenção da saúde, em atenção às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) a Secretaria de Urbanismo e a CORPUS reforçam as recomendações e
procedimentos aplicáveis ao gerenciamento diferenciado dos resíduos infectantes do Grupo A1, conforme Resoluções CONAMA 358/2005 e ANVISA RDC 222/2018.
Os resíduos deverão ser acondicionados em saco vermelho, que devem ser substituídos quando atingirem 2/3 de sua capacidade ou pelo menos 1 vez a cada 48 horas e identificados pelo símbolo de substância infectante, com rótulos de fundo branco, desenho e contornos pretos. Os sacos devem estar contidos em recipientes de material lavável, resistente à punctura, ruptura, vazamento e tombamento, com tampa provida de sistema de abertura sem contato manual, com cantos arredondados. Os sacos contendo tais resíduos serão objeto de coleta e transporte pelos serviços especializados da CORPUS, conforme frequência já praticada para RSS e serão submetidos aos processos de tratamento, antes de sua disposição final.
Segundo o Secretário de Urbanismo, Leandro Dias: As orientações visam proteger tanto os munícipes na hora de descartar seus resíduos como também aos garis no momento da coleta. Com essas simples ações podemos reduzir e muito o possível contato direto com os resíduos. E na questão de respeitarem os dias da coleta, contribuem com a limpeza do município e também dá vizinhança onde residem.