Guardas Civis de Indaiatuba participam de capacitação para atuar no Caminho das Rosas
Foto: Divulgação
Guardas Civis de Indaiatuba concluíram no início deste mês um treinamento sobre a Patrulha Maria da Penha, realizado pela Guarda Civil Metropolitana de São Paulo. No total oito agentes participaram da capacitação, que abordou temas como, violência doméstica e familiar contra as mulheres, Lei Maria da Penha (Lei 11.340 de 2006) e suas alterações, outros projetos de lei que tratam o assunto e o acolhimento da mulher vítima de violência.
O treinamento foi realizado por intermédio do Deputado Estadual, Rogério Nogueira (DEM) com o objetivo de capacitar mais guardas que atuarão diretamente no atendimento de mulheres em situação de violência ou ameaça. A diretora da Guarda Civil de Indaiatuba, inspetora Marilsa Souza, explica que as ações ocorrem em parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher. A delegada nos informa quais são as medidas protetivas de urgência, a partir daí a Patrulha Caminho das Rosas fará diligências e visitas nas casas para verificar se a medida está sendo cumprida. É uma medida muito importante para garantir a segurança das nossas mulheres, destacou.
Trata-se de mais uma ação que integra o Programa de Prevenção à Violência Contra a Mulher Caminho das Rosas, que consiste em uma rede de atenção para que mulheres em situação de risco ou violência consumada possam ser acolhidas de forma humanizada e orientadas sobre como proceder. No total 16 guardas civis de Indaiatuba já foram capacitados, o primeiro treinamento certificou oito guardas e aconteceu em Rio Claro.
Em Indaiatuba os casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo telefone 153 (Guarda Civil) ou também pelo 190 (Polícia Militar).