Semana de Políticas Públicas para a Juventude acontece no auditório da Prefeitura
Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI
O Conjuve (Conselho da Juventude de Indaiatuba) realizou nos dias 6, 7 e 8 de novembro, no auditório do Paço Municipal, a Semana de Políticas Públicas para a Juventude de Indaiatuba. As palestras foram abertas ao público em geral e gratuitas. A jornalista e ex-menina de rua, Esmeralda Ortiz, abriu o evento com uma rica palestra sobre drogas. No segundo dia, foi a vez da Dra. Cilmara Polido Garcia falar sobre sexualidade. Para fechar, o professor Jose Luiz Chagas Quirino, abordou o tema Mercado de Trabalho. Com o apoio da Prefeitura, Ação Jovem, Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Faculdade Max Planck, os jovens que acompanharam puderam participar e falaram sobre suas expectativas, medos e experiências.
O prefeito Nilson Gaspar (PMDB) participou da abertura do evento e agradeceu a presença de todos. É um prazer estar aqui e poder escutar e conversar sobre políticas públicas com jovens interessados e engajados em participar com ideias e propostas que possam melhorar nossa cidade. Desde a eleição venho conversando muito com o Léo (Leonardo Alexandre Pavan Gomes), que hoje é o presidente do Conselho da Juventude, sobre minha vontade de melhorar a participação dos jovens na política da cidade. Como deu tudo certo nas eleições e hoje sou o prefeito, estamos colocando em prática nosso desejo. Este ano colocamos em atividade o Conselho da Juventude, criamos o Papo Jovem e Juventude Esportiva. Em todos os projetos o objetivo é escutar o jovem e, através destas conversas, trazer sugestões para juntos tornarmos nossa Indaiatuba uma cidade mais evoluída e mais humana, finaliza Gaspar.
O presidente do Conselho da Juventude, Leonardo Alexandre Pavan Gomes, agradeceu os conselheiros que trabalharam muito para concretizar o primeiro evento realizado pelo Conjuve. Também agradeceu as autoridades e público presente. Estou muito feliz com a realização de nosso primeiro de muitos outros eventos que virão. Nosso objetivo principal não é trazer palestras para jovens. O Conselho da Juventude quer escutar os jovens, quer saber o que vocês têm a dizer, o que querem e o que pensam. Somos um conselho construtivo e não deliberativo, nossa função é levar informação para o prefeito criar políticas públicas que possam melhoram a cidade, conclui Gomes.