Conselho de Participação da Comunidade Negra escolhe novos representantes
As entidades aptas a participar do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas foram eleitas em cerimônia realizada no dia 20 de dezembro na sede da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (Cpir). Foram escolhidos representantes de 10 entidades da sociedade civil, dois sindicatos, uma sociedade de bairro e uma universidade.
O coordenador da Cpir, Sérgio Max Almeida Prado, afirmou que é importante esta etapa de eleição para a seleção dos membros de uma forma democrática de modo a representar a população no conselho. Todas as entidades que trabalham com a causa étnica racial tiveram a oportunidade de participar desta eleição e poderão compor o órgão. Seu papel será propor, acompanhar e monitorar as políticas de promoção da igualdade racial do município, entre elas o Plano de Promoção da Igualdade Racial a ser implementado em Campinas”.
Os novos membros vão integrar o Conselho para a gestão 2018/2020. O próximo passo será a eleição da Diretoria Executiva, a ser realizada no dia 17 de janeiro de 2019, às 19h, também na Cpir (Avenida Campos Sales, número 427, Centro).
Sobre o Conselho
O Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas foi criado em 2001 pela Lei 10.813. Seu objetivo é debater e estabelecer políticas públicas do município para promoção da igualdade racial e a garantia dos direitos da comunidade negra. O órgão tem ainda a função de fiscalizar as políticas públicas de igualdade racial no município, no que se refere a iniciativas relacionadas à comunidade negra.
O órgão é formado por 56 integrantes (19 titulares e 37 suplentes). Entre eles estão membros do poder público, indicados pelo Gabinete do Prefeito e secretarias e da sociedade civil, com representantes de associações religiosas, uniões educativas, esportivas, artísticas e de arte, além de sindicatos de trabalhadores.