Aula inaugural da Fiec reúne alunos de cursos técnicos na unidade remota em Itu
Foto: Juliana Wolf – Fiec
Na segunda-feira (13), a Prefeitura Municipal de Indaiatuba, através da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), em parceria com a Prefeitura Itu, realizou na Faculdade de Direiro de Itu Faditu, a aula inaugural para 130 alunos. Serão ofertadas quatro opções de cursos técnicos gratuitos, com duração máxima de um ano e meio. Os cursos fazem parte do Programa do Ministério da Educação, conhecido como Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), que beneficia através do Mediotec, alunos da rede pública do ensino médio.
A unidade remota da Fiec em Itú receberá os cursos de Edificações, Farmácia, Informática e Logística. Os alunos participantes do Programa, recebem o benefício do transporte escolar, lanche, seguro de acidentes pessoais, uniforme e kit escolar composto de apostilas didáticas, mochila, caneta, régua, lápis, estojo e squeeze.
A mesa diretora foi composta pelo prefeito, Nilson Gaspar; pelo superintendente da Fiec, João Neto; pelo prefeito de Itu, Guilherme Gazola; pelo secretário de educação de Itu, Walmir Scaravelli; pelo dirigente regional de ensino, Claudemir Braz de Campos; pela diretora da Fiec, Eliane Geiss e pela gestora da Fiec do Mediotec, Regina Pigatto.
João Neto iniciou a aula inaugural dando as boas-vindas aos alunos e falou da relevância da qualificação profissional através de cursos técnicos para a região, uma vez que isso atrai empresas que buscam profissionais qualificados. Parabenizou os alunos pelo interesse na qualificação profissional. Vocês estão na melhor idade para cursarem o técnico, sairão duplamente certificados do ensino médio e terão muitas oportunidades profissionais, sucesso a todos finalizou o superintendente.
O prefeito Nilson Gaspar falou brevemente aos presentes sobre sua vida acadêmica na cidade de Itu e parabenizou os alunos. Essa oportunidade irá melhorar as suas perspectivas pessoais e profissionais, aproveitem e sucesso. Gaspar falou ainda que todo investimento em educação reflete positivamente no desenvolvimento das cidades e dos jovens Indaiatuba foi classificada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) entre as três primeiras cidades com os menores Índices de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, tenho certeza que não será diferente aqui em Itu, vocês e a cidade só tem a ganhar, finalizou Gaspar.
Para Guilherme Gazzola, prefeito de Itu, a parceria com a Prefeitura de Indaiatuba e a Fiec é de extrema importância para o desenvolvimento da região e para o crescimento dos jovens Um curso técnico que é concluído junto com o ensino médio é uma ótima oportunidade para vocês, terão emprego, renda e formação. Vocês são a mão de obra qualificada que o mercado espera e isso refletirá positivamente para todos, encerrou Gazzola.
Na sequência o secretário de educação de Itu, Walmir Scaravelli agradeceu aos prefeitos e a Fiec pela parceria que resultará na formação técnica de 130 jovens. Falou da oportunidade que os jovens terão através dos cursos ofertados. A empresa tem dificuldade na contratação de mão de obra qualificada e vocês se sobressaem com 80% de chances dos demais em uma colocação no mercado de trabalho já que terão além do ensino médio a qualificação profissional no curso que escolheram, aproveitem e parabéns, concluiu Scaravelli.