Linhas de Ônibus da Campos Sales ganham novos pontos: confira as mudanças
As obras de revitalização da Avenida Campos Sales, na região central de Campinas, impactaram na circulação de algumas linhas de ônibus pela via. Apesar de diversos veículos do transporte público terem deixado de atender na avenida, as linhas que permanecem operando serão redirecionadas para novos pontos de ônibus instalados na via, a partir deste sábado (3).
Conforme informações divulgadas pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), foram implementados seis novos pontos de parada padrão “Glicério” na Campos Sales, situados entre as vias Onze de Agosto e José Paulino. Agora, a avenida conta com um total de 16 abrigos, onde o embarque e desembarque ocorrem exclusivamente à esquerda da via (mais detalhes abaixo).
Novos pontos de Ônibus da Campos Sales
Veja como ocorrerá a redistribuição do atendimento das linhas de ônibus nos novos pontos, a partir de sábado (3):
- Entre a Onze de Agosto e a Saldanha Marinho: 140, 141, 142, 162, 408 e 408.1;
- Entre a Saldanha Marinho e a Visconde do Rio Branco: 251, 252, 254, 261 e 263;
- Entre a Visconde do Rio Branco e a Senador Saraiva: 260, 317, 331, 332 e 371;
- Entre a Senador Saraiva e a Álvares Machado: 255, 265, 353, 408 e 408.1;
- Entre a Álvares Machado e a Ernesto Khulmann: 251, 252, 254, 261 e 263;
- Entre a Ernesto Khulmann e a José Paulino: 260, 317, 331, 332 e 371.
A Emdec informou que os novos abrigos dos pontos de parada estão sendo sinalizados visualmente para facilitar a identificação das linhas. Os operadores dos ônibus foram orientados sobre as alterações, e cartazes foram distribuídos nas linhas afetadas. Nos primeiros três dias, agentes de mobilidade urbana estarão presentes nos pontos de parada da Campos Sales para orientar os usuários do transporte público.
Outra novidade da revitalização da avenida é a faixa exclusiva de ônibus com pavimento rígido de concreto, com alguns trechos já concluídos.
Por que embarque e desembarque apenas à esquerda? As linhas de ônibus que continuarão atendendo à Campos Sales realizarão o embarque e desembarque apenas à esquerda da via, pois os veículos adaptados para esse tipo de operação à direita deixaram de circular definitivamente na avenida, conforme previamente divulgado pela Emdec. Durante as obras, essas linhas tiveram seus trajetos alterados e passaram a fazer paradas em outras avenidas, sem retorno para a Campos Sales mesmo após a conclusão das obras.