Geral

Saiba tudo sobre o Concurso Nacional Unificado: Edital com mais de 6.000 vagas foi lançado hoje

Nesta última quarta-feira (10), foi publicado no Diário Oficial da União o edital contendo as regras para o Concurso Nacional Unificado (CNU), que visa nomear 6.640 novos servidores para 21 órgãos públicos.

Após alterações no cronograma, o “Enem dos concursos” também adicionou mais locais de prova, totalizando 217 cidades, incluindo Campinas, para a realização do certame. Você pode conferir os editais para cada um dos 8 blocos temáticos clicando neste LINK.

Cronograma Previsto

  • Publicação do edital em 10 de janeiro de 2024;
  • Período de inscrições para a prova entre 19/01 e 09/02/2024;
  • Aplicação das provas prevista para o mês de maio.

Cargos e Vagas

Serão oferecidas 6.640 vagas, além de formação de cadastro reserva, para cargos de níveis médio, técnico e superior. Destaca-se que haverá vagas destinadas a candidatos cotistas, distribuídas da seguinte maneira:

  • 5% do total de vagas para candidatos com deficiência em cada localidade;
  • 20% do total de vagas para candidatos negros em cada localidade;
  • 30% do total de vagas para candidatos de origem indígena nos cargos da FUNAI em cada localidade.

Locais de Prova

As provas serão realizadas simultaneamente em 217 cidades, cobrindo todas as regiões do Brasil. Dentre estas, 41 municípios na região Norte, 61 no Nordeste, 22 na região Centro-Oeste, 67 no Sudeste e 26 na região Sul.

Para a determinação desses locais, foram considerados critérios como a densidade populacional, o raio de influência microrregional de cidades médias e grandes, e a facilidade de acesso entre elas.

Etapas de Prova do Concurso Nacional Unificado

O “Enem dos concursos” terá duas etapas, sendo a primeira dividida em quatro fases:

a) Primeira fase: provas objetivas e dissertativas, classificatórias e eliminatórias;

b) Segunda fase: perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência, eliminatória;

c) Terceira fase: procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, eliminatória;

d) Quarta fase: procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas, eliminatória.

A segunda etapa consistirá na avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock