Operações simultâneas em três vias importantes realizam 144 abordagens e 54 autuações
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realizou na tarde desta sexta-feira, 20 de outubro, três operações simultâneas de fiscalização de trânsito, em conjunto com a Guarda Municipal. No total, foram realizadas 144 abordagens e 54 autuações.
Uma das operações ocorreu na avenida José Roberto Magalhães Teixeira, no sentido bairro/Centro, sob o viaduto da avenida das Amoreiras. Foram realizadas 57 abordagens: 45 motocicletas, dois automóveis e 10 utilitários. A Emdec autuou 23 motos e um automóvel. Cinco motos foram removidas ao Pátio Municipal e duas conseguiram regularizar suas situações no local da blitz e foram liberadas.
O cruzamento da avenida Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli (sentido Centro/bairro) com a rua Cônego Cipião, na região do Bosque, recebeu a segunda ação na mesma semana. Foram 35 abordagens, sendo 25 motos e 10 carros. Foram realizadas 15 autuações (10 motos e cinco carros). Duas motos foram recolhidas ao Pátio.
Na avenida Waldemar Paschoal, a operação integrada fez 52 abordagens, sendo 38 motos e 14 carros, resultando em 10 motos e cinco carros autuados. Duas motos foram recolhidas ao Pátio Municipal. Sete motos regularizaram suas situações no local e foram liberadas.
Foram sete operações na semana
Entre segunda e quinta-feira, 16 a 19 de outubro, ocorreram mais quatro blitze. Foram realizadas 142 autuações no total, sendo 43 aplicadas a motocicletas e 31 aplicadas a automóveis e utilitários, podendo haver mais de uma autuação por veículo. Foram removidos ao Pátio Municipal 17 motocicletas e três automóveis e utilitários. Conforme permite a legislação, 16 motociclistas regularizaram as situações identificadas no local.
Ao todo, as operações da semana abordaram 189 veículos, sendo 120 motocicletas e 69 automóveis e utilitários.
A Emdec começou a semana com fiscalização integrada já na segunda-feira, 16 de outubro. A operação foi promovida em parceria com a Polícia Militar (PM) na avenida Cônego Antônio Roccato, no sentido Centro/bairro, na altura do colégio Etecap, onde ocorreram 25 abordagens e 27 autuações. Três motocicletas foram removidas e quatro condutores conseguiram regularizar a situação das motos e os veículos foram liberados no local.
Também com a presença da PM, na terça, 17 de outubro, a ação foi realizada na avenida Albino José Barbosa de Oliveira. Foram 29 abordagens e 23 autuações. Ocorreram duas remoções de motocicletas e cinco outras regularizaram a situação e foram liberadas no local.
Na quarta, dia 18, a blitz ocorreu com a GM no cruzamento das ruas Projetada e Lázaro Ferreira Barbosa, na região do Campo Belo. Foram 25 abordagens e 42 autuações com sete remoções e cinco motos regularizadas no local.
Também com a presença da GM, na quinta, dia 18, a ação foi realizada no cruzamento da avenida Prefeito José Nicolau Ludgero Maselli, na região do Bosque (sentido Centro/bairro) com a rua Cônego Cipião. Foram 110 abordagens e 50 autuações. Ocorreram nove remoções de motos e automóveis de motocicletas e duas outras regularizaram a situação sendo liberadas no local.
Ação educativa
Durante toda a semana, em todas as sete operações, 102 motociclistas e garupas, que estavam com a viseira levantada, receberam orientações sobre a importância de utilizar os equipamentos de segurança obrigatórios, da forma correta.
No período de janeiro deste ano até esta sexta, 20 de outubro deste ano, a Emdec realizou 127 operações de fiscalização, sempre em conjunto com a Polícia Militar (PM) ou a Guarda Municipal (GM).
Fiscalização intensificada
As operações de fiscalização visam ampliar a segurança dos condutores a partir da dissuasão de comportamentos de risco. E identificar infrações ao Código de Trânsito Brasileiro, tais como placas encobertas ou adulteradas, pilotagem com apenas uma das mãos, uso de pneu “careca” e de capacete com a viseira aberta. A parceria com a Guarda Municipal viabiliza as abordagens sob o aspecto criminal.
As abordagens se embasam na aplicação da Lei 14.599/2023, que ampliou as competências dos órgãos municipais no que se refere à fiscalização de trânsito. Desde então, os agentes da mobilidade urbana podem fiscalizar diversos enquadramentos do Código de Trânsito Brasileiro, entre eles o estado de conservação dos veículos e a documentação.