Curso de Gastronomia com jovens moradores de favela em Campinas
Com o objetivo de garantir oportunidades e reduzir preconceitos e desigualdades sociais, jovens em situação de vulnerabilidade participam do Jovem Chef, programa realizado pela Kerry, multinacional líder em nutrição sustentável inovando no mercado de alimentos e bebidas, em Campinas-SP. O projeto visa mudar a realidade desse grupo, que vive um contexto influenciado pela desigualdade social, para que alcancem oportunidades de emprego e visibilidade no mercado de trabalho.
Essa realidade pode ser marcada por falta de oportunidades e educação. A importância de ações afirmativas para diminuir desigualdades é imensa. Com mais de 20 jovens impactados em outros anos, o Jovem Chef ganha sua terceira edição. O programa da Kerry é um curso de introdução à Gastronomia para 15 jovens, de 14 a 20 anos, com o objetivo de impactar positivamente a comunidade de Campinas, onde está situado o Centro Regional de Tecnologia e Inovação da empresa. O projeto inicia em julho e ocorre entre os dias 3 e 28.
Mauricio Bonfim, Gerente de inovação e Chef da Kerry, destaca que o objetivo principal da ação é dar apoio aos jovens que hoje estão sem uma perspectiva de futuro a verem na área culinária uma opção para mudarem sua vida: “A essência desse projeto é impactar positivamente a vida desses jovens, dando a eles a oportunidade de encontrar um direcionamento de carreira. A visão de mundo é completamente alterada quando há apoio, suporte e instrução, e ter alguém que acredite na pessoa no âmbito profissional e pessoal, é fundamental. É esse papel que a Kerry toma para si no projeto e estamos certos de que encontramos jovens engajados e com muita vontade de aprender no Jovem Chef.”
A organização filantrópica Amigos da Criança (AMIC) será a parceira da Kerry nessa edição para selecionar jovens que precisem da oportunidade e, para isso, focou a busca na comunidade da região de Monte Cristo em Campinas. Para Marta Maria dos Santos Nonato, Gestora de projetos e voluntária da AMIC, o programa permite a descoberta de talentos, consciência da responsabilidade que os alunos adquirem como futuros profissionais e crescimento de criatividade e inspiração, abrindo um novo universo para eles. Os jovens começam a acreditar no seu potencial e no poder sobre suas escolhas, criando assim superação de preconceitos, medos e vergonhas. “Este é um projeto que irá propiciar autoestima, descobrimento de suas potências, dentro e fora da comunidade, fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além de proporcionar a empregabilidade desses jovens com inserção no mercado de trabalho”, destaca a gestora.
“Essa ação auxilia o desenvolvimento do mercado, pois insere jovens com conhecimento atualizado e muita vontade de participar de experiências de trabalho, por isso a Kerry faz uma chamada à ação aos seus parceiros: empresas interessadas em empregar esses jovens podem entrar em contato com a gente”, afirma Marilia Francisco, Gerente de RH na Kerry. “Buscamos empresas que assim como nós estejam comprometidas em promover mais oportunidades para grupos que sofrem muito preconceito no mercado de trabalho, gerando vagas afirmativas que possam receber esses jovens”, corrobora ela.
Além do curso interno, a iniciativa da Kerry também contemplará o primeiro colocado segundo critérios de avaliação dos pratos executados durante o TCC da formação com um curso de gastronomia em escola especializada da região. “Acreditamos que programas como o Jovem Chef são fundamentais para possibilitar a inclusão e mudar a mentalidade da indústria. O desafio é grande, mas são ações afirmativas e de reconhecimento como esta que podem transformar realidades e melhorar a vida das pessoas”, complementa Marília.
Conquistar os níveis mais altos de diversidade, inclusão, pertencimento e compromisso já não é uma aspiração ou escolha. “Isso é um dever que perpassa os diversos compromissos que temos para com as pessoas, sociedade e planeta. Engajar-se em parcerias comunitárias que gerem impacto é um tema urgente para nossa indústria”, agrega Vladimir Alves, gerente Latam Diversidade, Inclusão e Pertencimento Kerry.