Semana do Brincar terá site dedicado a brincadeiras infantis
A Semana do Brincar 2023, que ocorre entre os dias 21 a 28 de maio, terá um site específico sobre brincadeiras infantis – “Brincar é PIC”, que pode ser acessado pelo link https://piccampinasprimeir.wixsite.com/brincar. A iniciativa é do comitê intersetorial do Plano Primeira Infância Campineira (PIC).
A ideia é receber sugestões de brincadeiras e estimular o brincar em família. As dicas podem ser enviadas pelo e-mail [email protected] .“A proposta do comitê, com o lançamento desse site, é estimular as famílias para que resgatem as brincadeiras da infância, que mandem suas sugestões e que brinquem com seus filhos em casa”, detalhou o coordenador do comitê do PIC, Thiago Ferrari.
Ainda de acordo com Ferrari, o site “Brincar é PIC” traz dicas de como brincar ao ar livre ou dentro de casa, como incluir as brincadeiras na rotina do dia a dia para que pais e filhos se divirtam juntos e, além de criar um o hábito divertido, estreitem os laços afetivos que são importantes no ambiente familiar.
O site sugere várias brincadeiras. Entre as sugestões para brincar ao ar livre estão brincadeiras com bola, siga o mestre, queimada, esconde-esconde, pular corda, cabo de guerra, pega-pega, empinar pipa, bolha de sabão, amarelinha, entre outras atividades.
Em ambientes fechados também é possível resgatar as brincadeiras antigas. A família toda pode se envolver num jogo dos 7 erros, jogos de tabuleiro, história maluca, acampamento na sala, enfim, o que a imaginação permitir.
Semana do Brincar
Em Campinas, a Semana Municipal do Brincar será aberta no próximo domingo, 21, como divulgado no Portal da Prefeitura https://portal.campinas.sp.gov.br/noticia/48322 .
A semana campineira foi instituída no calendário oficial de eventos em 2018 e integra-se ao Movimento pelo Brincar, criado em 1996, na Suíça, celebrado em 28 de maio, data reconhecida pela Unesco. O Movimento se espalhou pelo mundo e foi ampliado para a Semana Mundial do Brincar, desde 2009.
A ideia central da semana é usar as brincadeiras como ferramentas de educação para a paz e sua importância no desenvolvimento da primeira infância.
As ações da Semana do Brincar são organizadas pela Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, em parceria com organizações que atuam na proteção à infância e construção da paz – eixo exclusivo do PIC.