A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Mata de Santa Genebra, em Campinas, recebeu, nesta quinta-feira, dia 5 de novembro, grupo de professores da rede pública de ensino de diferentes municípios do Estado de São Paulo para uma atividade de formação em biodiversidade. Os docentes participam do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO), oferecido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Voltado à formação continuada de professores de Biologia que atuam na educação básica da rede pública, o PROFBIO busca aprimorar a prática docente por meio da integração entre conhecimento científico, pesquisa e desenvolvimento de estratégias inovadoras de ensino.
A atividade de campo foi conduzida pelos professores da Unicamp Fernando Roberto Martins e Cristina Pontes Vicente, e teve como objetivo proporcionar aos participantes o reconhecimento e a observação da biodiversidade da Floresta Estacional Semidecidual, formação vegetal característica da Mata de Santa Genebra.
Os professores foram recebidos pela equipe técnica da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), responsável pela gestão da unidade de conservação. No início da programação, os visitantes conheceram a história da Mata de Santa Genebra, sua importância para a conservação da biodiversidade regional e a estrutura de gestão da área protegida.
Em seguida, receberam um roteiro de observação para orientar a atividade em campo, com foco na identificação e avaliação de espécies vegetais características da Floresta Estacional Semidecidual.
De acordo com o biólogo da Mata, Cristiano Krepsky, a proposta possibilitou relacionar os conhecimentos teóricos desenvolvidos durante o mestrado com a observação direta das características ecológicas da vegetação. Os participantes também foram convidados a refletir sobre como os conceitos e as experiências vivenciados durante a visita podem ser aplicados em atividades pedagógicas com estudantes da educação básica.
A iniciativa reforça o papel da Mata de Santa Genebra como espaço de ensino, pesquisa e formação de educadores, promovendo a aproximação entre a universidade, a rede pública de ensino e as unidades de conservação.
Além de proteger um importante remanescente de Mata Atlântica no interior paulista, a unidade desempenha papel relevante na produção e disseminação do conhecimento científico e no desenvolvimento de ações de educação ambiental.
