RMC Urgente
  • Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos
No Result
View All Result
  • Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos
No Result
View All Result
RMC Urgente
No Result
View All Result

Educação de Campinas participa da 4ª Semana Brasileira de Educação Midiática

Agnelo familia by Agnelo familia
novembro 3, 2026
in Noticias
0

A Secretaria Municipal de Educação de Campinas está participando da 4ª Semana Brasileira de Educação Midiática com ações desenvolvidas pela EducaTV, canal de televisão da Pasta, e pelo Programa de Cinema & Educação. A programação da iniciativa nacional começa nesta quarta-feira, 4 de novembro, e promove reflexões sobre o acesso à informação, o pensamento crítico e o exercício da cidadania nos ambientes digitais.

A semana reúne trabalhos de diferentes regiões do País, com o tema “Educação Midiática: integridade da informação para a formação cidadã”. O objetivo é fortalecer a educação midiática nos espaços escolares e na sociedade, a partir do uso responsável da informação.

Mapa Nacional

Com o ingresso na programação, o catálogo da EducaTV passa a integrar o Mapa Nacional de Iniciativas do evento. Para a diretora executiva do canal, Francis Roberta de Jesus, a participação fortalece a presença da Secretaria de Educação no debate nacional sobre educação midiática e dialoga com a Estratégia Brasileira de Educação Midiática (EBEM).

“Estar na 4ª Semana Brasileira de Educação Midiática é uma grande oportunidade de praticar e expressar o potencial que um canal de televisão público possui como ator, ao desenvolver a produção de materiais que, por meio da educação não formal, contribuem para a cidadania, tanto para os estudantes e profissionais da rede como para toda a comunidade que constitui os espectadores do canal”, explicou a diretora.

Durante a Semana Brasileira de Educação Midiática, a grade de programação da EducaTV contemplará temas como educação midiática, educomunicação, tecnologias digitais, educação antirracista, questões socioambientais e cidadania digital. A diversidade contribui para promover reflexões sobre direitos digitais, participação social e respeito às diferenças.

Programação da EducaTV

Quarta-feira, 4

  • 7h – Toco Leco – Tecnologia sem Limites
  • 9h – Hora da História – Educação no Trânsito
  • 10h – B.I.N.G.O. – Anderson Escobal
  • 13h – Curiosas Mentes – Robótica
  • 14h – Minuto Libras – Palavras que expressam opinião
  • 17h – Zoom Escola – Educação Antirracista
  • 21h – Educação em Debate – Cultura de Paz

Quinta-feira, 5

  • 10h – Wash – Pesquisa e Tecnologia
  • 12h – Toco Leco – Bullying
  • 14h – Zoom Escola – Afeto, luta e sabedoria
  • 17h – Território de Mata – Educação Ambiental
  • 21h – Educação em Debate – Bullying
  • 22h – Vamos Conversar – Cidadania Digital

Sexta-feira, 6

  • 9h – Guerreiro da Amazônia – Reflorestamento
  • 10h – Zoom Escola – Educação Inclusiva
  • 14h – Curiosas Mentes – O que é Ciências
  • 17h – Território de Mata – Especial Mata Atlântica
  • 21h – Vamos Conversar – Educação que Transforma
  • 22h – Educação em Debate – Projeto de Vida e a Educação Antirracista
  • 23h – Entre Elas – Mulheres na Ciências

A programação da EducaTV está disponível no canal 12.2 da televisão aberta, no EducaFlix (https://educaflix.campinas.sp.gov.br) e no YouTube (https://www.youtube.com/@educatvcampinas)

Programa Cinema & Educação

O Programa Cinema & Educação integra a iniciativa com a apresentação de um cineclube programado para 1º de dezembro, em Campinas, com três turmas de alunos da educação de jovens e adultos (EJA). O objetivo é destacar o trabalho que articula comunicação, cinema, cultura e educação para fortalecer a formação crítica e cidadã.

Sobre a semana

A programação da 4ª Semana Brasileira de Educação Midiática está disponível no link: https://www.gov.br/secom/pt-br/assuntos/educacao-midiatica/4asbem#programacao

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: brasileiraCampinaseducaçãoparticipasemana
Previous Post

Inscrições continuam abertas para o seminário do dia 11 que vai recolher propostas para o plano sobre drogas

Next Post

Prefeitura inicia desassoreamento de piscinão entre as avenidas Norte-Sul e Orosimbo Maia

Next Post

Prefeitura inicia desassoreamento de piscinão entre as avenidas Norte-Sul e Orosimbo Maia

Deixe um comentário Cancelar resposta

  • Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Vá para versão mobile
%d