• Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos
RMC Urgente
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RMC Urgente
No Result
View All Result

Prefeitura de Campinas promove o 2º Simpósio de Mães Atípicas no dia 4 de novembro

Agnelo familia by Agnelo familia
outubro 22, 2026
in Noticias
0
A Secretaria de Políticas para as Mulheres promove o 2º Simpósio de Mães Atípicas, com o tema “TEA: Informação, Acolhimento e Direitos”, trazendo informações sobre o Transtorno de Espectro Autista. O evento acontecerá no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), no dia 4 de novembro, das 8h às 12h, e conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e do Plano da Primeira Infância Campineira (PIC). As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo Sympla.
 
O evento contará com uma sala sensorial com terapeutas, psicólogos e especialistas em Transtorno do Espectro Autista para crianças e jovens neurodivergentes ficarem enquanto as mães participam do evento.
 
As mães atípicas são mulheres que cuidam de filhos com deficiência, doença rara, transtorno ou condição que demandará tratamentos especiais ao longo da vida. O Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou 2,4 milhões de brasileiros com TEA (1,2% da população). O levantamento mostrou que o transtorno é mais comum entre homens, atingindo1,5% da população masculina no geral; já as mulheres representam 0,9% desse universo, na faixa etária entre 5 a 9 anos. 
 
“Chegamos à segunda edição do Simpósio de Mães Atípicas, uma iniciativa muito importante para nossa Secretaria. Queremos oferecer informação de qualidade, ampliar a visibilidade das demandas dessas mães e fortalecer a rede de apoio às famílias. Além disso, preparamos um espaço acolhedor e seguro, com profissionais especializados para receber seus filhos, permitindo que elas participem do evento com tranquilidade e tenham um momento dedicado ao cuidado de si mesmas”, destacou Alessandra Herrmann, secretária de Políticas para as Mulheres.
 
Assuntos que serão abordados
 
Da suspeita ao diagnóstico do TEA;
O que as famílias podem fazer enquanto se aguarda o laudo;
Informações sobre os direitos da família atípica;
Diálogo entre família, escola e rede de apoio;
Comunicação além da fala no TEA;
Desenvolvimento e atuação fonoaudiológica;
Maternidade atípica, acolhimento e autocuidado.
 
Serviço
 
2º Simpósio de Mães Atípicas
 
Data: 4 de novembro de 2026
Horário: das 8h às 12h
Local: Instituto Agronômico de Campinas – IAC
Endereço: Avenida Barão de Itapura, nº 1.481, Botafogo, Campinas/SP – CEP 13020-902
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/2-simposio-de-maes-atipicas-tea-informacao-acolhimento-e-direitos/3575553 
 
 
 

 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: Campinasmãesprefeiturapromovesimpósio
Previous Post

Serviços Públicos faz manutenção de medidor do nível de água na avenida Orosimbo Maia

Next Post

Prefeitura oferece 30 vagas para treinamento de direção defensiva para servidoras

Deixe um comentário Cancelar resposta

  • About
  • Blog
  • Blog overlay
  • Classic
  • Contacts
  • Creative
  • Home
  • Modern
  • Newsletter
  • Politica de Privacidade
  • RMC Urgente
  • Termos de Uso – RMC Urgente
  • Notícias
  • Empregos
  • Eventos
  • Sobre

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Descubra mais sobre RMC Urgente

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Vá para versão mobile
%d