A abertura institucional da 1ª Semana do Climatério e Menopausa – Não Pare na Pausa de Campinas aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 19 de outubro, na Câmara Municipal, e reuniu autoridades municipais e representantes da sociedade civil. A programação segue ao longo dos próximos dias, conforme agenda abaixo.
A Semana é promovida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Esporte e Lazer e Cultura e Turismo. O objetivo de ampliar o acesso à informação sobre as mudanças que ocorrem no corpo da mulher durante o período de climatério e menopausa.
O climatério é um período natural da vida da mulher. Essa fase marca a transição do período reprodutivo para o não reprodutivo. Geralmente, começa na meia-idade, em torno dos 45 a 55 anos, embora a idade exata em que ocorre possa variar de uma mulher para outra. Durante o climatério, ocorrem mudanças significativas nos níveis hormonais, em especial dos hormônios sexuais femininos, como o estrogênio e a progesterona, podendo provocar sintomas físicos e psicológicos
“O climatério faz parte da vida da mulher, mas cada uma vive essa fase de uma maneira. Por isso precisamos falar sobre o assunto com respeito, sem preconceito, sem constrangimentos e sem tabus. E tornar essa semana realidade é motivo de orgulho”, afirmou Alessandra Herrmann, secretária de Políticas para as Mulheres.
A programação tem como base a Lei Municipal nº 16.813/2025, de autoria do vereador Ailton da Farmácia, e conta com recursos de emenda impositiva do parlamentar.
A mesa de abertura do evento foi composta pelo vereador Ailton da Farmácia, que presidiu a sessão;Tamara Oliveira, representante da organização Mulheres de Fases; Miriam Siesler Nóbrega, coordenadora da saúde da mulher de Campinas; Iramis Maria Camargo Solano, ginecologista e especialista em medicina da família e comunidade.
Miriam Nóbrega afirmou que “algumas mulheres vão sentir mais, outras menos, os efeitos dessa fase, e em qualquer situação elas precisam procurar ajuda médica para amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, a gente não precisa sofrer nessa fase. Estamos em uma época diferente das nossas antepassadas, a fase vai passar e a vida continua. Então, que sigamos em frente, mas com a melhor qualidade de vida possível”, concluiu,
Próximos eventos e inscrições
Seminário Climatério e Hormônios – as pessoas inscritas receberão certificado digital
Data: 20 de outubro, terça-feira
Horário: das 18h às 21h
Local: Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas
Endereço: avenida Anchieta, nº 200, Centro
Palestrantes: Luciane Radomile (ginecologista e obstetra), Ana Carolina Buzachero (endocrinologista e metabolista) e Carol Tejas (sexóloga e mentora de mulheres)
Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/semana-do-climaterio-seminario-climaterio-e-hormonios/3570405
Ação “Climatério em Movimento, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer – haverá café da manhã com a nutrichef Stella, do programa Sabor Saudável, da RFTV
Data: 21 de outubro, quarta-feira
Horário: das 8h45 às 11h
Local: Centro de Vivência do Idoso
Endereço: avenida Dr. Heitor Penteado, Portão 4, Parque Taquaral, Campinas
Roda de conversa ‘Climatério sem Tabu”
Data: 21 de outubro, quarta-feira
Horário: das 14h às 16h
Local: CPTI – Centro Promocional Tia Ileide
Endereço: rua Vladimir Pinto, 251, Chácara Boa Vista, Campinas
Convidada: Carol Tejas
Encerramento e lançamento do manual – “Não pare na pausa”
Stand up ‘Da Puberdade à Menopausa’, com a humorista Ângela Dippe
Data: 22 de outubro, quinta-feira
Horário: abertura das portas às 18h
Início da programação: 18h30
Local: Auditório Centro Kennedy
Endereço: avenida Rio de Janeiro, nº 327, Vila São Bernardo, Campinas
