A Caminhada do Outubro Rosa 2026 de Campinas será realizada neste domingo, 18 de outubro, a partir das 8h, no Espaço Afrânio Ferreira Júnior, na Lagoa do Taquaral, com acesso pelo portão 6. A mobilização integra a campanha de conscientização e prevenção ao câncer de mama que, neste ano, tem como tema “Não é só uma cor, é uma causa”.
A campanha Outubro Rosa é organizada pelas secretarias de Políticas para as Mulheres, Cultura e Turismo, Saúde e Esporte e Lazer (SMEL) e, nesta edição, conta com a adesão de sessenta entidades e instituições públicas e privadas.
O Secretário da SMEL, Fernando Vanin, ressalta a importância de atividade e pede o engajamento de toda a comunidade campineira. “A caminhada é muito mais do que uma atividade física, é um movimento de conscientização, cuidado e solidariedade. Participar dessa iniciativa é reforçar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde da mulher”.
Rosa, de preferência
Os organizadores convidam a todos e sugerem o uso da cor rosa no percurso, com início no Espaço Afrânio Ferreira Júnior (antigo Kartódromo do Taquaral). Dali, avançará pelo lado externo do parque até o portão cinco, depois se deslocará internamente até o portão sete e retornará ao local da largada. A caminhada terá duração de aproximadamente 25 minutos.
Profissionais da área da saúde de empresas parceiras, instalados em várias tendas no Espaço Afrânio Ferreira Júnior, passarão orientações sobre o câncer de mama e formas de prevenção para a população. Além disso, a professora Janaina Castellani coordenará aulas de yoga hormonal, focadas na menopausa e nas mudanças do climatério, com exercícios de respiração e relaxamento. Essa prática integra a Semana Municipal de Conscientização sobre o Climatério e a Menopausa. As atividades serão complementadas com aulas de ritmo, a cargo do professor Max Sheltel.
Também está prevista a apresentação das mulheres da Bateria Campineira, uma formação de percussão, atualmente com duzentos integrantes, das quais 99 são mulheres. Na apresentação, o grupo estará com a versão feminina da Bateria Campineira.
Entidades e instituições participantes
- Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (São Leopoldo Mandic) — orientação sobre métodos contraceptivos e uso de mamas sintéticas para demonstração
- Faculdade Unifatelos — realização de tipagem sanguínea
- Centro de Oncologia Campinas — dinâmicas interativas
- Nutrata — degustação de produtos e espaço de ativação
- ION Radioncologia — Projeto Mama Amiga (mama artificial para toque) e aferição de pressão
- Grupo Mulheres do Brasil (Núcleo Campinas) em parceria com a Biblioteca Municipal — Oficina Ressignificando com Amor, meditação e atividades de conscientização
- Diagmed — aferição de pressão arterial e dosagem de glicemia, além de distribuição de brindes e materiais de orientação
- Clínica QualliVitta — massagem quick com equipe de fisioterapia, orientações e esclarecimentos de dúvidas com equipe multidisciplinar e distribuição de brindes
- Voluta Medical — distribuição de maçãs
- Caism (Hospital da Mulher da Unicamp) — participação na caminhada, com estande (brindes, folhetos e camisetas). Alunos das Ligas de Medicina vão realizar abordagem e distribuição de panfletos na Lagoa, chamando para a caminhada
- Unimed – oferta de massagem em cadeiras de quick massage
Serviço
Caminhada do Outubro Rosa
Quando: 18 de outubro, das 8h às 13h
Onde: Espaço Afrânio Ferreira Júnior (antigo Kartódromo do Taquaral – Lagoa do Taquaral)
Endereço: Av. Dr. Heitor Penteado, 329, Jd. Nossa Senhora Auxiliadora
A caminhada é aberta ao público, com estandes e ações de saúde e bem-estar (concentração a partir de 8h e aquecimento às 8h50).
Parceria: Voluta Medical Diagnóstico por Imagem, junto com a Franceschi
Bateria Campineira: 9h
Yoga Hormonal: 10h
