• Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos
RMC Urgente
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RMC Urgente
No Result
View All Result

De Laudelina à Catedral: alunos criam modelos táteis em 3D para fortalecer educação antirracista inclusiva

Agnelo familia by Agnelo familia
outubro 2, 2026
in Noticias
0

Alunos da rede municipal de Campinas criaram 14 modelos táteis em 3D para fortalecer a educação antirracista com acessibilidade. As peças representam personalidades históricas e culturais, como Laudelina de Campos Melo e Carlos Gomes, e espaços emblemáticos para a população afro-campineira, entre eles, a Catedral Metropolitana e a Estação Cultura.

A iniciativa foi desenvolvida de maneira inédita por professores e estudantes do ensino fundamental atendidos pelo Centro de Gestão e Apoio à Inclusão de Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (Gaiah), durante as atividades práticas do projeto de pesquisa Rotas Afro Acessível.

A primeira versão de cada peça foi entregue ao acerto do coletivo Rotas Afro para uso em atividades, incluindo turmas da educação infantil. Os modelos em 3D desenvolvidos foram:
 

  • Monumento Bicentenário de Campinas; estátua e busto de Carlos Gomes; Estação Cultura; antiga Igreja do Rosário; Monumento à Mãe Preta; busto de Laudelina de Campos Melo; busto de Mestre Tito; fachada e estrutura da Igreja São Benedito; Catedral Metropolitana; busto de Antônio Cesarino; busto de Balbina Cesarino; e grafite Raiz Fundamental.
     

Os alunos e servidores tiveram apoio de servidores do Arquivo Municipal de Campinas, que orientaram sobre o estudo dos arquivos e documentos históricos. Além disso, doaram a planta baixa do antigo Colégio São Benedito para a reconstrução de uma réplica.

“O trabalho foi desencadeado a partir de roteiros do Rotas Afro com o ensino fundamental, após conversas com um aluno. Então, isso mostra o impacto deste trabalho de educação antirracista junto às crianças e permite inovações para aprimorar a acessibilidade”, explicou a assessora de projetos da Educação de Campinas, Mariana Volpato.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: alunoscatedralcriamlaudelinamodelos
Previous Post

Primavera deve ter calor, chuva irregular e mudanças no ciclo da natureza em Campinas

Next Post

Serviços Públicos faz pavimentação, reparos e limpeza em diferentes frentes de trabalho

Deixe uma respostaCancelar resposta

  • About
  • Blog
  • Blog overlay
  • Classic
  • Contacts
  • Creative
  • Home
  • Modern
  • Newsletter
  • Politica de Privacidade
  • RMC Urgente
  • Termos de Uso – RMC Urgente
  • Notícias
  • Empregos
  • Eventos
  • Sobre

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Descubra mais sobre RMC Urgente

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Vá para versão mobile
%d