Os servidores que estão no programa “Travessias Negras: Liderança, Território e Transformação no Serviço Público”, da Prefeitura de Campinas, participam nesta quarta-feira, 17 de setembro, de uma atividade formativa sobre a história e os territórios negros da cidade. A Rota Afro integra a programação do curso e propõe aos servidores uma experiência de aprendizagem fora da sala de aula, a partir do reconhecimento da memória, da cultura e da contribuição da população negra para a formação de Campinas.
O percurso será realizado pelo Centro Histórico, com início no Largo São Benedito e término no Paço Municipal. Entre os locais relacionados à memória afro-campineira estão a Igreja de São Benedito, o Monumento à Mãe Preta e o Largo do Rosário.
“Atividade do Curso Travessias busca ampliar a compreensão dos participantes sobre a formação histórica e social da cidade e estimular a relação entre conhecimento territorial e atuação na administração pública”, disse Daniel Estevão, coordenador do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras.
Ainda segundo ele, a proposta é que os cursistas possam identificar como a história, as características e as diferentes experiências presentes no município podem contribuir para a formulação e a implementação de políticas públicas. “A leitura dos espaços de memória negra permite reconhecer contribuições históricas que nem sempre ocupam lugar de destaque nas narrativas tradicionais sobre a cidade e estimula a reflexão sobre como esse conhecimento pode orientar decisões, programas e políticas públicas mais conectados às necessidades da população”, completou Estevão.
A Rota Afro integra as ações formativas do programa ao lado de conteúdos teóricos e outras experiências práticas. A atividade também contribui para valorizar patrimônios, histórias e referências da população negra que fazem parte da construção de Campinas.
Formação voltada ao serviço público
Com carga horária de 100 horas, o curso é destinado exclusivamente a servidores públicos negros com potencial de liderança e interesse na pauta racial, em diferentes níveis hierárquicos da Administração Municipal.
Ao longo da formação, são abordados temas como liderança negra, gestão pública antirracista, filosofia Ubuntu, pensamento decolonial, racismo estrutural e ambiental, comunicação estratégica, inteligência emocional, gestão de pessoas e políticas públicas.
Parcerias
A iniciativa fortalece a cooperação internacional entre Campinas e a Universidade Pedagógica de Maputo, em Moçambique, ampliando o intercâmbio de experiências sobre liderança, diversidade, território e gestão pública.
Também participam da formação a PUC-Campinas, por meio do Centro de Estudos Africanos e Afro-brasileiros Dra. Nicéia Quintino Amauro, e o Observatório MIPID (Programa Memória e Identidade: Promoção da Igualdade na Diversidade).
Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras
O Programa de Desenvolvimento de Lideranças Negras na Gestão tem como objetivo identificar e fortalecer servidores negros com perfil para ocupar funções de liderança na Administração Pública. Entre as ações previstas estão o desenvolvimento de competências gerenciais, o incentivo ao crescimento profissional, a formação de uma rede de lideranças negras e a produção de estudos sobre diversidade e seus impactos na gestão pública.
A iniciativa busca ampliar a presença de gestores e gestoras negras em espaços de decisão, contribuindo para uma administração pública mais diversa, representativa e comprometida com a equidade.

