Nove cantores líricos foram classificados para a etapa final do XIX Concurso Estímulo para Cantores Líricos – 2026, que conta com a curadoria do Centro de Ciências, Letras e Artes (CCLA). A seleção reúne seis mulheres e três homens, escolhidos pela Comissão Julgadora após a avaliação dos vídeos enviados pelos participantes.
 
A etapa final será realizada na segunda-feira, 21 de setembro, às 19h, no Auditório Eng. Marino Ziggiatti, no CCLA, em Campinas – rua Bernardino de Campos, 989, Centro. A apresentação será aberta ao público e definirá os vencedores desta edição.
 
Entre os classificados estão cinco sopranos, uma mezzosoprano, dois tenores e um baixo. Campinas é representada por quatro candidatos: Marília Nunes Lima de Carvalho, Katherine Vitória de Andrade Alves, Rafaela Duria Cavalheiro e Leonardo Goulding Souza da Silva. Também participam cantores do Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus.
 
Classificados
 
  • Carolina de Mello Morel, do Rio de Janeiro – soprano
  • Marília Nunes Lima de Carvalho, de Campinas – soprano
  • Alessandra de Cassia Wingter de Araújo, de São Paulo – soprano
  • Débora Carvalho Neves, de São Paulo – soprano
  • Katherine Vitória de Andrade Alves, de Campinas – soprano
  • Rafaela Duria Cavalheiro, de Campinas – mezzosoprano
  • Wilken da Silveira Pereira, de Manaus – tenor
  • Leonardo Goulding Souza da Silva, de Campinas – baixo
  • Marcus Vinícius Moura Loureiro, de São Paulo – tenor
 
Na apresentação final, os candidatos deverão interpretar peças que ainda não tenham sido apresentadas nas etapas anteriores do concurso. O acompanhamento será feito ao piano por Chiquinho Costa, pianista oficial do Concurso. A ordem de apresentação será definida por sorteio, antes da prova.
 
A Comissão Julgadora é formada por Clayton Júnior Dias, maestro e professor; Fabiana Crepaldi Pereira, jurada e professora; Fernando Von Zuben Bannwart, artista lírico, pianista e professor; Vitor de Aguiar Philomeno Gomes, agente artístico e professor; e Wanilton Mahfuz, maestro, diretor artístico e professor.
 
Premiação
 
O concurso terá quatro categorias de premiação: Melhor Voz Feminina, Melhor Voz Masculina, Melhor Intérprete de Ópera de Antônio Carlos Gomes e Melhor Intérprete de Canção de Câmara de Antônio Carlos Gomes. Os prêmios em dinheiro variam de R$ 7,5 mil a R$ 10 mil, de acordo com a categoria.
 
Além da premiação, os participantes selecionados terão a oportunidade de se apresentar com a Orquestra Sinfônica de Campinas no dia 26 de setembro, às 20h, no Centro de Convivência Cultural de Campinas Carlos Gomes, na Praça Imprensa Fluminense, no Cambuí.
 
A apresentação com a Orquestra Sinfônica representa uma oportunidade de experiência profissional e de projeção na trajetória artística dos cantores.
 
Dúvidas relacionadas ao edital podem ser esclarecidas pelo e-mail editais.cultura@campinas.sp.gov.br.
 
Convites
 
Os convites são gratuitos e devem ser retirados exclusivamente de forma online, pelo site da Bilheteria Astro Ingressos (https://astroingressos.com.br/). 
 
A retirada será liberada a partir das 12h do dia 22 de setembro, com limite de dois convites por pessoa.