Moradores dos distritos do Campo Grande e Ouro Verde, em Campinas, poderão participar gratuitamente, a partir de 14 de setembro, da segunda etapa da Oficina Fotográfica Hércules Florence. Com o tema “Um olhar sobre o território”, a iniciativa utiliza a fotografia como ferramenta de formação e expressão artística, além de estimular a valorização do patrimônio histórico, cultural e ambiental das regiões. O projeto conta com patrocínio da Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do FICC (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas).

No Ouro Verde, as atividades serão realizadas no Cras Nelson Mandela, localizado na Rua Carmem de Angelis Nicoleti, s/nº, a partir de 14 de setembro. As aulas teóricas e práticas internas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h. Aos domingos, das 9h às 12h, os participantes terão atividades externas de fotografia pelo território.

Voltada para pessoas a partir de 13 anos, a oficina oferece formação teórica e prática em técnicas de fotografia, que podem ser utiloizadas tanto por quem deseja aprender por hobby quanto por quem pretende atuar profissionalmente na área. O conteúdo inclui registros de casamentos e bailes de debutantes, direção de modelos, composição de imagens, marketing e construção de mensagens por meio da fotografia.

Os participantes poderão utilizar equipamentos próprios, como celulares e câmeras digitais compactas. A organização também disponibilizará equipamentos profissionais para que os alunos tenham contato com diferentes recursos e possibilidades técnicas da fotografia.

Além do aprendizado técnico, o projeto tem como proposta estimular um novo olhar sobre os locais onde os participantes vivem. Durante as atividades, serão abordados aspectos relacionados ao patrimônio histórico e cultural, às mudanças urbanas e ambientais, ao turismo e aos impactos sociais nos distritos do Campo Grande e Ouro Verde.

A iniciativa também busca aproximar os participantes da história da fotografia e de Campinas. O nome da oficina homenageia Hércules Florence, um dos pioneiros da fotografia no Brasil, que viveu na região. A programação inclui ainda a participação de um tetraneto de Florence e do fotógrafo profissional especializado em casamentos André Ricardo Koizumi, de Praia Grande (SP).

A primeira etapa da oficina foi realizada no distrito do Campo Grande. Agora, o projeto chega ao Ouro Verde, ampliando a produção de imagens sobre diferentes territórios de Campinas. As fotografias produzidas pelos participantes ao longo das atividades serão reunidas em mostras itinerantes.

A exposição final está prevista para 20 de novembro, a partir das 16h, na Praça da Concórdia, no distrito do Campo Grande. A mostra reunirá trabalhos produzidos durante as oficinas e apresentará os diferentes olhares dos participantes sobre os territórios fotografados.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas entre os dias 5 e 14 de setembro. Interessados podem se inscrever pelo WhatsApp (19) 98369-2505, pelo e-mail falecomtvcampogrande@gmail.com, pelas redes sociais do projeto ou presencialmente no local das oficinas.

Para participar, é necessário ter 13 anos ou mais e levar algum equipamento capaz de produzir fotografias. Celulares também podem ser utilizados.

A programação e outras informações sobre a oficina podem ser acompanhadas pelas redes sociais da TV Campo Grande pelos canais:

Instagram: @tvcampogrande
Facebook: TVCampoGrande
YouTube: @TVCampoGrande
TikTok: @tvcampogrande.campinassp