A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Serviços Públicos, realiza desde o início da semana um mutirão para limpeza de bocas de lobo em todas as regiões da cidade, devido aos alertas de chuvas fortes emitidos para a região.
O trabalho está sendo intensificado por meio de parceria com reeducandos do sistema prisional que prestam serviço nas administrações regionais. Atualmente, cerca de 800 reeducandos integram o convênio firmado entre o município e o governo estadual.
Entre os endereços atendidos estão:
-
rua Dra. Joana Zanaga Gomes, no Jardim Yeda;
-
rua Paulo Viana de Souza, na Vila União;
-
rua Pacaembu, no Parque São Paulo;
-
rua Belo Horizonte, na Vila Perseu;
-
avenida Diogo Alves, no Jardim Santana;
-
rua José Fernandes de Lima, no Parque Brasília;
-
rua Manuel Francisco Monteiro, na Vila Garden;
-
avenida Suaçuna, no Ouro Verde; entre outros.
Outra frente de atuação da Secretaria de Serviços Públicos são as equipes do Departamento de Limpeza Urbana. Entre o último domingo e a manhã desta quinta-feira, 10 de setembro, foram limpas 98 bocas de lobo de bairros como Vila Teixeira, Parque Universitário de Viracopos, Chácara da Barra, Vila Paraíso, Jardim Okita, Vila Georgina, Jardim Estoril, Cambuí e Centro.
O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, explica que grande parte da obstrução das bocas de lobo ocorre por conta de lixo e folhas carregadas para esses dispositivos: “As regionais fazem um trabalho preventivo por meio da varrição. Outros departamentos chegam a limpar por dentro o bueiro quando necessário e sempre encontram muito lixo causando problemas.”
O mutirão seguirá ao longo da semana, preservando a segurança dos profissionais envolvidos. A Secretaria de Serviços Públicos realiza em média 950 limpezas por mês nas bocas de lobo de toda a cidade. O trabalho é feito seis vezes por semana, de dia e durante a noite. Campinas conta com cerca de 60 mil bocas de lobo.








