• Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos
RMC Urgente
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RMC Urgente
No Result
View All Result

Estação meteorológica é instalada no CEI Dr. Perseu Leite de Barros, na Vila Itapura

Agnelo familia by Agnelo familia
agosto 13, 2026
in Noticias
0

O Centro de Educação Infantil (CEI) Dr. Perseu Leite de Barros, na Vila Itapura, recebeu uma estação meteorológica, a terceira em uma escola municipal e a quinta da cidade. O prefeito Dário Saadi esteve na manhã desta quinta-feira, 13 de agosto, na unidade, para conhecer o funcionamento do equipamento, junto à diretoria da escola. Este CEI tem cerca de 240 alunos, com idades entre 0 e 3 anos e meio.

“Este equipamento afere a temperatura, o índice pluviométrico (chuva), a umidade relativa ao ar e a radiação ultravioleta. A instalação de estações meteorológicas, especialmente nas escolas, faz parte do pacote de ações da rede de monitoramento das condições climáticas.”, destacou o prefeito, Dário Saadi.

Os dados da estação meteorológica estão interligados ao sistema de Defesa Civil de Campinas e ao Cepagri da Unicamp. As medições permitem o acompanhamento dos índices climáticos em diferentes pontos da cidade e servem de base para a tomada de decisões em situações de risco.

“Esta estação vai servir de forma primordial para a prevenção e o enfrentamento aos efeitos climáticos aqui na nossa cidade. Além das medições do equipamento, é uma forma de a escola se envolver mais com atividades de Defesa Civil.” disse o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.

O vice-diretor da escola, Virgílio Morais, disse que o equipamento será importante para auxiliar a unidade no monitoramento das questões climáticas e nas ações de prevenção, junto à Defesa Civil. A ideia também é utilizar a estação para explicar aos alunos sobre o clima.

Rede de monitoramento

Campinas terá 21 novas estações meteorológicas.

– Cinco estão instaladas: Emefeja Oziel Alves Pereira, no Parque Oziel; CEI Dr. Cláudio de Souza Novaes, no Jardim Florence 1 e, agora, CEI Dr. Perseu Leite de Barros, Vila Itapura; Museu da Imagem e do Som (MIS), no Centro, e na Mata de Santa Genebra.
– Do total, 19 estações serão em escolas municipais.
– Investimento total de R$ 350.700,00.

Dados monitorados

As estações fazem medições automáticas e enviam os dados à Defesa Civil a cada cinco minutos, de:

– Temperatura;
– Umidade do ar;
– Volume de chuva;
– Velocidade e direção do vento;
– Pressão atmosférica;
– Radiação ultravioleta.
 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: estaçãoinstaladaleitemeteorológicaperseu
Previous Post

Festival Cultura Gospel reúne 12 mil pessoas em Campinas no Dia do Evangélico

Next Post

Palestra em Campinas aborda tendências da fotografia contemporânea brasileira

Next Post

Palestra em Campinas aborda tendências da fotografia contemporânea brasileira

Deixe uma respostaCancelar resposta

  • About
  • Blog
  • Blog overlay
  • Classic
  • Contacts
  • Creative
  • Home
  • Modern
  • Newsletter
  • Politica de Privacidade
  • RMC Urgente
  • Termos de Uso – RMC Urgente
  • Notícias
  • Empregos
  • Eventos
  • Sobre

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Descubra mais sobre RMC Urgente

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Vá para versão mobile
%d