• Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos
RMC Urgente
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RMC Urgente
No Result
View All Result

Exposição itinerante "Três Cidades, Uma História" chega a Campinas e integra as comemorações dos 60 anos da Unicamp

Agnelo familia by Agnelo familia
agosto 2, 2026
in Noticias
0

A exposição itinerante “Três Cidades, Uma História” inicia uma nova etapa de sua circulação e chega a Campinas, onde poderá ser visitada no Museu da Cidade – Casa de Vidro, a partir do dia 6 de agosto, integrando as comemorações dos 60 anos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Após passar por Piracicaba, onde foi inaugurada em dezembro de 2025, e por Limeira, a mostra segue seu percurso na cidade que deu origem à universidade, propondo ao público uma reflexão sobre as relações entre a Unicamp e as transformações urbanas, sociais, econômicas e culturais de Campinas, Limeira e Piracicaba ao longo das últimas décadas.

Cronograma

A abertura oficial acontece no dia 6 de agosto (quinta-feira), às 14 horas, no Museu da Cidade – Casa de Vidro, localizado na Avenida Dr. Heitor Penteado, 2145, Taquaral, Campinas (SP).

A visitação é gratuita e estará aberta ao público até 30 de setembro. O museu funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 12h às 16h.

Entenda o projeto

Por meio de reproduções de fotografias, documentos, mapas, plantas e conteúdos visuais, a exposição apresenta um percurso narrativo que evidencia como a implantação dos campi da Unicamp contribuiu para o desenvolvimento dessas cidades, ao mesmo tempo em que foi moldada por suas dinâmicas territoriais e sociais. O visitante é convidado a percorrer diferentes tempos e paisagens, compreendendo como universidade, cidade e sociedade se entrelaçam na construção de suas histórias.

Com curadoria de Ana Cláudia Cermaria, João Paulo Berto e Marcos Tognon, a mostra reúne textos elaborados pelos graduandos do curso de História da Unicamp Hugo Vilamaior Taboga, Lucas Calixto Hara, Rafaela Gonzaga Mazzarello e Pedro Henrique Dota de Morais.

A exposição é uma realização da Coordenadoria Geral da Unicamp, da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC), do Museu Histórico da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP/Unicamp) e do Centro de Memória – Unicamp, reafirmando o compromisso da universidade com a preservação e a difusão de sua memória institucional.

Mais do que celebrar os 60 anos da Unicamp, “Três Cidades, Uma História” convida o público a conhecer como a trajetória da universidade se entrelaça à história e ao desenvolvimento de Campinas, Limeira e Piracicaba, revelando o impacto mútuo entre instituição e território e valorizando a memória como elemento fundamental para compreender o presente e projetar o futuro.

Serviço

Exposição itinerante “Três Cidades, Uma História”
Quando: 6 de agosto a 30 de setembro
Onde: Museu da Cidade – Casa de Vidro
Endereço: Avenida Dr. Heitor Penteado, 2145, Taquaral, Campinas (SP)
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 12h às 16h
Entrada gratuita

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Tags: cidadesexposiçãohistóriaquotitinerantequottrês
Previous Post

Emdec altera itinerário da linha 165 na região do Jardim Anchieta

Next Post

Corrida dos Distritos movimenta Padre Anchieta com cerca de 300 corredores em Campinas

Next Post

Corrida dos Distritos movimenta Padre Anchieta com cerca de 300 corredores em Campinas

Deixe um comentário Cancelar resposta

  • About
  • Blog
  • Blog overlay
  • Classic
  • Contacts
  • Creative
  • Home
  • Modern
  • Newsletter
  • Politica de Privacidade
  • RMC Urgente
  • Termos de Uso – RMC Urgente
  • Notícias
  • Empregos
  • Eventos
  • Sobre

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Descubra mais sobre RMC Urgente

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Vá para versão mobile
%d