Projeto Novos Caminhos retoma rodas de conversa com adolescentes da Fundação Casa em Campinas
O projeto Novos Caminhos retomou as rodas de conversa com adolescentes internados em duas unidades da Fundação Casa de Campinas: Maestro Carlos Gomes e Casa Campinas. A iniciativa, administrada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e executada pelo Serviço de Responsabilização e Reeducação do Autor de Violência (Seravi), tem como meta atender 100 participantes até o fim de julho.
Nas duas primeiras semanas do mês, os encontros reuniram 42 adolescentes na unidade Maestro Carlos Gomes. Agora, as atividades seguem para a Casa Campinas, dando continuidade ao cronograma do projeto.
A primeira etapa da ação foi realizada em maio, durante a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio, e abordou a violência doméstica e familiar contra a mulher. Nesta segunda fase, os encontros discutem a construção de masculinidades saudáveis, a saúde emocional dos homens e o respeito à diversidade, incentivando a reflexão sobre comportamentos e relações baseadas no diálogo e no respeito.
“Na primeira etapa das rodas de conversa com os adolescentes de duas unidades da Fundação Casa, a equipe do Seravi abordou como a construção social da masculinidade pode contribuir para a reprodução da violência. Nesta segunda fase, realizada em julho, o foco é a desconstrução desses padrões e a reflexão sobre novas formas de vivenciar a masculinidade, pautadas no respeito, na igualdade e na resolução não violenta de conflitos”, afirmou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Alessandra Herrmann.
O projeto Novos Caminhos terá ainda mais duas etapas. Após a conclusão das atividades na Fundação Casa, as rodas de conversa serão levadas aos funcionários de empresas participantes do programa Selo Empresa Amiga da Mulher. Em seguida, a iniciativa será ampliada para instituições de ensino, organizações da sociedade civil e outros grupos da comunidade, fortalecendo a prevenção da violência por meio da educação e da promoção de relações mais igualitárias.
