A Prefeitura de Campinas recebe na próxima sexta-feira, 24 de julho, às 19h, no Salão Vermelho, a cerimônia de entrega da Medalha de Mérito Tereza de Benguela, homenagem dedicada a mulheres que se destacam pela atuação na preservação das tradições afro-brasileiras, das religiões de matriz africana e na promoção da igualdade racial.
A iniciativa é realizada pelo Grupo Força da Raça, com apoio da Associação das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana de Campinas e Região (Acotma) e da Prefeitura de Campinas.
A homenagem faz parte do projeto Terezas do Axé, criado em 2004 para reconhecer mulheres que exercem papel fundamental na manutenção dos saberes ancestrais nos terreiros, especialmente as Ojubonãs, Mamakussasas, madrinhas da Umbanda, da Jurema e lideranças que preservam os conhecimentos, as tradições e a espiritualidade das comunidades de matriz africana.
Inspirada na trajetória de Tereza de Benguela, símbolo da resistência negra no Brasil, a medalha valoriza mulheres que mantêm viva a herança cultural afro-brasileira por meio da fé, da educação, da liderança comunitária e da transmissão dos conhecimentos ancestrais.
Nesta edição, serão homenageadas:
• Lindinalva Anjos de Almeida
• Gabrieliy Luzia
• Lisandra Tonetto
• Tânia Maurício Mendes
• Kelly de Yemọja
• Júlia Cassanjes Julião (Ala Mi Se Ala)
• Renata Cristina Augusto Cardoso
• Carla Roberta de Oliveira
• Makota Matambeloya
• Macota Oniadele
• Mutará Lunji
• Kota Mulenji Minguandembá
• Mametu Mikayasulendeji
• Mama Kussasa Kalumurá
• Manganza Gobanja
• Ana Paula Prates Donega
• Jociara Keila da Silva
• Flavia Tamires
• Vera Lucia Florêncio
• Iya Tânia Vitor Lima de Castro
• Iyalorisá Rita de Cassia Moraes
Serviço
Entrega da Medalha de Mérito Tereza de Benguela
Data: 24 de julho (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas
Endereço: Avenida Anchieta, 200 – Centro, Campinas








