• Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos
RMC Urgente
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RMC Urgente
No Result
View All Result

Operação Inverno faz 509 abordagens e 74 encaminhamentos ao albergue em uma semana

Agnelo familia by Agnelo familia
maio 29, 2026
in Noticias
0
A Operação Inverno 2026 registrou 509 abordagens à população em situação de rua em Campinas entre 18 e 24 de maio, a quarta semana da ação. No período de sete dias, as equipes do Serviço de Abordagem Social de Pessoas em Situação de Rua encaminharam 74 pessoas ao Samim, o albergue municipal, o maior volume semanal desde o início da operação, em 1º de maio. O número de abordagens não corresponde necessariamente ao de pessoas distintas atendidas: a mesma pessoa pode ser contabilizada em mais de um contato ao longo da semana.
 
O perfil das pessoas abordadas no período incluiu 400 homens, 74 mulheres, 22 pessoas idosas e 13 pessoas LGBT. As equipes distribuíram 1.029 cobertores na semana. Não houve registro de recusas de atendimento no período.
 
A semana anterior, de 11 a 17 de maio, havia concentrado o maior número de abordagens desde o início da operação, com 709 registros. A quarta semana manteve o ritmo elevado de atendimentos e ampliou os encaminhamentos para acolhimento institucional, em meio à permanência do frio na região.
 
A articulação com a rede de equipamentos é parte central da estratégia municipal. O Serviço de Abordagem Social de Pessoas em Situação de Rua atua em conjunto com os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centro POP Sares I e II), os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), o Consultório na Rua e o Samim para garantir proteção contínua durante o período mais frio do ano.
 
“A Operação Inverno reforça esse compromisso em um período que exige ainda mais atenção. A ampliação do acolhimento e a articulação com serviços como o Samim, Centro POP, CAPS AD, Consultório na Rua e demais equipamentos da rede são fundamentais para garantir cuidado, proteção e dignidade às pessoas em situação de rua”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.
 
A Operação Inverno é realizada anualmente pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, de 1º de maio a 30 de setembro. A iniciativa amplia a rede de atendimento à população em situação de rua durante o período mais frio do ano, articulando abordagem social, acolhimento institucional e distribuição de cobertores.
 
Previsão do tempo
 
De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura, o Cepagri, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os próximos dias devem registrar tempo parcialmente nublado em Campinas, com baixa probabilidade de chuva e máximas entre 22ºC e 23ºC. As madrugadas seguem frias, o que mantém os riscos de hipotermia e de agravamento de doenças respiratórias para a população que dorme ao relento.
 
Em caso de necessidade, a população pode acionar o Serviço de Abordagem Social de Pessoas em Situação de Rua pelo telefone 156.
 
Abordagem social ultrapassa quatro mil atendimentos em 2026
 
O balanço semanal da abordagem social, realizada durante o dia, de segunda a sexta-feira, reforça o ritmo acumulado ao longo do ano. Entre 18 e 22 de maio, o Serviço de Abordagem Social de Pessoas em Situação de Rua registrou 312 atendimentos, sendo 262 abordagens no território e 50 atendimentos em sede, com atuação em seis regiões da cidade: Central, Sul, no entorno do Centro, Noroeste, Norte e Sudoeste.
 
Com esses números, o serviço ultrapassou a marca de quatro mil atendimentos em 2026, encerrando o período com 4.004 registros acumulados desde o início do ano. A região Central concentrou o maior volume da semana, com 150 abordagens distribuídas nos turnos matutino e vespertino, de segunda a sexta-feira. As equipes realizaram encaminhamentos para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, CAPS AD Antônio Orlando, agendamentos no Hospital Leopoldo Mandic e acompanhamentos ao Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, IIRGD, para emissão de documentação civil.
 
 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

Saúde de Campinas faz ações educativas sobre febre maculosa durante a Semeia

Next Post

Centro POP encerra Maio Laranja distribuindo 750 fuxicos e mobilizando população em situação de rua

Next Post

Centro POP encerra Maio Laranja distribuindo 750 fuxicos e mobilizando população em situação de rua

  • About
  • Blog
  • Blog overlay
  • Classic
  • Contacts
  • Creative
  • Home
  • Modern
  • Newsletter
  • Politica de Privacidade
  • RMC Urgente
  • Termos de Uso – RMC Urgente
  • Notícias
  • Empregos
  • Eventos
  • Sobre

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Descubra mais sobre RMC Urgente

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Vá para versão mobile
%d