• Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos
RMC Urgente
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RMC Urgente
No Result
View All Result

Contrato viabiliza fiscalização de trânsito pela Emdec no interior do campus da Unicamp 

Agnelo familia by Agnelo familia
fevereiro 16, 2026
in Noticias
0

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acabam de formalizar um contrato que regulamenta ações de fiscalização de trânsito dentro do campus da Cidade Universitária “Zeferino Vaz”, no Distrito de Barão Geraldo. A primeira etapa contempla uma campanha educativa, que começa no dia 2 de março, com a distribuição de multas “morais”.

 

A iniciativa foi da Prefeitura Universitária da Unicamp e tem o objetivo de ampliar a segurança viária e prevenir sinistros (acidentes) no campus, promover o respeito às Leis de Trânsito e à sinalização, principalmente no que se refere às regras de estacionamento regulamentado e uso indevido (sem credencial) de vagas exclusivas / especiais para idosos e deficientes.

 

O contrato tem duração de 12 meses e prevê operação e controle de tráfego, monitoramento e fiscalização de trânsito e transporte, além da realização de ações pontuais de educação e segurança no trânsito.

 

“A ideia é orientar a comunidade universitária que as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) também valem para a circulação no campus. Promover, assim, a convivência segura entre pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas; e prevenir sinistros”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.

 

O prefeito universitário da Unicamp, Juliano Finelli, explica que “a campanha pretende sensibilizar a comunidade universitária sobre a importância do respeito às normas de circulação e estacionamento no campus, especialmente diante do aumento de ocorrências de uso irregular, como a ocupação indevida de vagas reservadas, o estacionamento em locais proibidos e o bloqueio de áreas de circulação de pedestres”, disse. “No primeiro dia da campanha, o Dia D, além da aplicação de multas morais de caráter educativo, teremos a distribuição de avisos e orientações sobre a legislação de trânsito e o uso adequado das vagas”, completa.

 

Abordagens educativas e aplicação de multa ‘moral’

A campanha de conscientização prevê a abordagem da comunidade universitária por agentes educadores da Emdec e profissionais da Secretaria de Vivência nos Campi (SVC). Por um período de dez  dias úteis, uma multa ‘moral’ será fixada nos veículos estacionados de forma irregular, com orientações sobre a legislação de trânsito e o uso adequado das vagas.

 

Também serão distribuídos folhetos de orientação e faixas serão colocadas em pontos estratégicos do campus. Uma mensagem alusiva à campanha vai estampar o arco localizado na entrada da universidade.

 

Os materiais educativos enfatizam os seguintes comportamentos:

 

  • Respeito às vagas exclusivas, dedicadas aos idosos e pessoas com deficiência: para utilizá-las, é obrigatório o uso da credencial física ou digital (emitida via Carteira Digital de Trânsito).

  • Estacionamento e Parada: respeito à sinalização (áreas regulamentadas) e demarcação das vagas; jamais estacionar em áreas proibidas (sobre faixas de pedestres ou calçadas, obstruindo rampas de acessibilidade ou saída de veículos).

  • Prioridade aos pedestres: respeito às travessias.

 

O contrato prevê ainda a realização de outras ações educativas, ao longo do período.

 

Início da fiscalização está previsto para 16 de março

Após o período educativo, a partir de 16 de março, os agentes da mobilidade urbana da Emdec poderão realizar o monitoramento e fiscalização dentro do campus de Barão Geraldo. Ao constatar situações de estacionamento irregular e uso indevido de vagas exclusivas, por exemplo, haverá a autuação.  

 

O monitoramento do campus será incluído na agenda diária que contempla o eixo de Barão Geraldo. Serão dois agentes atuando no campus, no período entre 7h e 19h. A atuação está atrelada à disponibilidade de viaturas e de profissionais, já que os agentes atuam nas diversas emergências de trânsito e transporte (obras e eventos, operações integradas, sinistros de trânsito, etc).

 

A presença dos agentes dentro do campus vai ocorrer também a partir de denúncias da comunidade universitária. Para solicitar fiscalização, a população conta com o telefone 118, que funciona 24 horas. Também é possível utilizar os canais digitais WhatsApp (19 3731-2910) e o Fale Conosco Web (portal.emdec.com.br/faleconosco]portal.emdec.com.br/faleconosco).

 

A área a ser fiscalizada não inclui os polos geradores de tráfego dentro da universidade.

 

Histórico.

As tratativas entre a Emdec e a Unicamp começaram em 2024, quando a universidade recebeu orientações para adequar a sinalização horizontal e vertical existente às normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), principalmente quanto às vagas exclusivas e adequações previstas na Resolução Contran 965/2022.

 

A adequação e implantação da sinalização em todo o campus foi realizada pela Prefeitura Universitária da Unicamp, por meio das Divisões de Manutenção e de Transportes e Trânsito: 227 unidades de sinalização vertical (placas de advertência, regulamentação e informação) foram instaladas. Também foram sinalizados 270 metros quadrados de pintura de solo (sinalização horizontal) e criadas 197 novas vagas exclusivas destinadas a pessoas com deficiência e idosos, totalizando 393 vagas. As intervenções abrangem mais de 50% da malha viária do campus e contribuíram para a modernização das vias, a melhoria das condições de tráfego e o aumento da segurança de pedestres e motoristas.

 

A fiscalização vai ocorrer nos pontos onde houver sinalização vertical e horizontal regulamentadas. Se necessário, a Emdec vai orientar adequações na sinalização existente ao longo do contrato.

 

Parceria

Atualmente, a Emdec mantém outras parcerias com a Unicamp na área de educação para a mobilidade: o programa UniversIDADE, que realiza oficinas sobre mobilidade urbana para idosos; o P.A.R.T.Y. (Prevent Alcohol and Risk-Related Trauma in Youth – Prevenção do trauma relacionado ao álcool na juventude), que conscientiza jovens sobre as consequências das lesões traumáticas causadas por acidentes de trânsito e os capacita para fazer escolhas seguras na circulação; e ações conjuntas realizadas durante o Maio Amarelo e a Semana da Mobilidade Urbana (Semob).    

 

Em 2025, a Secretaria de Vivência nos Campi (SVC) registrou, no interior do campus, uma média de 12 ocorrências mensais (atropelamentos, sinistros com vítima e sem vítima).

 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

Se beber, não dirija: álcool na direção causou 35% das mortes em 2025

Next Post

Educação antirracista: Campinas recebe placa do Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

Next Post

Educação antirracista: Campinas recebe placa do Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva

  • About
  • Blog
  • Blog overlay
  • Classic
  • Contacts
  • Creative
  • Home
  • Modern
  • Newsletter
  • Politica de Privacidade
  • RMC Urgente
  • Termos de Uso – RMC Urgente
  • Notícias
  • Empregos
  • Eventos
  • Sobre

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Descubra mais sobre RMC Urgente

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Vá para versão mobile
%d