• Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos
RMC Urgente
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RMC Urgente
No Result
View All Result

Defesa Civil propõe expansão de indicadores para fortalecer resiliência metropolitana de Campinas

Agnelo familia by Agnelo familia
fevereiro 6, 2026
in Noticias
0

O Centro de Resiliência a Desastres de Campinas (CRDC), coordenado pela Defesa Civil de Campinas, promoveu nesta sexta-feira, 6 de fevereiro, uma reunião técnica com diretores da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) para apresentar a necessidade de inserir novos indicadores no Scorecard da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O encontro, realizado na Sala de Resiliência do Paço Municipal, contou também com representantes da Secretaria Municipal de Saúde e das diretorias técnica, de planejamento e de gestão da Agemcamp.

 

A proposta visa incorporar ao Scorecard regional — autoavaliação que mede a resiliência frente a desastres — novos indicadores municipais, além dos programas estaduais e federais, como o Programa Município Resiliente, do Governo de São Paulo, além do Indicador de Capacidade Municipal (ICM) e do Índice de Risco Qualitativo (IRQ), ambos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

 

Entre os novos itens avaliados estão a participação em simulados da Força-Tarefa da Defesa Civil da RMC, o treinamento de agentes para operação de drones em emergências, a presença de radioamadores integrados à REER (Rede Estadual de Emergência de Radioamadores), o uso de sistemas de monitoramento por satélite para queimadas, a setorização de áreas de risco geológico e a entrega de projetos de Centros de Operações de Emergências (COE).

 

“A inclusão desses indicadores representa um avanço estratégico não apenas para o Scorecard Metropolitano, mas para que cada cidade da RMC possa aprimorar sua capacidade de resposta de forma integrada”, destacou o coordenador regional e diretora da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, que também coordena o CRDC e a Câmara Temática de Defesa Civil da RMC e CRDC.

 

Alinhamento com indicadores nacionais

 

Durante a reunião, foram detalhados os dois principais índices federais que passarão a compor a avaliação:

 

Indicador de Capacidade Municipal (ICM): mede a capacidade de gestão de riscos e desastres dos municípios, considerando seu perfil de risco (prioritário ou não) e porte populacional. É o principal instrumento de monitoramento do Programa 2318 – Gestão de Riscos e Desastres do PPA 2024-2027.

 

Índice de Risco Qualitativo (IRQ): avalia a exposição histórica dos municípios a 11 tipos de desastres, como inundações, movimentos de massa e vendavais, oferecendo uma base concreta para o planejamento preventivo.

 

“Essa integração permitirá um diagnóstico mais preciso e alinhado às políticas nacionais, facilitando o acesso a recursos, o direcionamento de ações e a priorização de investimentos em redução de riscos”, destacou Furtado.

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

Campinas receberá nova vacina contra dengue nos próximos dias

Next Post

Bloco Cordão da Ruidosa celebra 10 anos com grande Pré-Carnaval gratuito na Praça Carlos Gomes

Next Post

Bloco Cordão da Ruidosa celebra 10 anos com grande Pré-Carnaval gratuito na Praça Carlos Gomes

  • About
  • Blog
  • Blog overlay
  • Classic
  • Contacts
  • Creative
  • Home
  • Modern
  • Newsletter
  • Politica de Privacidade
  • RMC Urgente
  • Termos de Uso – RMC Urgente
  • Notícias
  • Empregos
  • Eventos
  • Sobre

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Descubra mais sobre RMC Urgente

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Vá para versão mobile
%d