Balanço parcial da Operação Chuvas de Verão aponta 789 ocorrências desde dezembro

O comitê que compõe a Operação Chuvas de Verão 2026 apontou que, de dezembro do ano passado até o dia 28 de janeiro, foram registradas 789 ocorrências. Foram 147 quedas de árvores, 38 alagamentos em imóveis ou vias e 15 quedas de muros. Os dados foram passados durante reunião do Comitê da Operação realizada nesta quinta-feira, 29 de janeiro, na Sala de Resiliência do Paço Municipal.  
 

Além dos agentes da Defesa Civil, participaram os demais representantes da Sanasa; Emdec; CPFL; Corpo de Bombeiros e das Secretarias de Habitação; Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade; Desenvolvimento e Assistência Social; Serviços Públicos. Uma das ações discutidas foi a instalação de placas próximo aos rios Atibaia e Javari, alertando a população sobre o risco de nadar nestes locais. 

“Nós temos tido dias com temperaturas elevadas e as pessoas precisam ter a consciência de quem nem todos os pontos córregos, rios ou afluentes são seguros pra nadar. Campinas dispõe de piscinas públicas, um parque molhado, entre ouras opções de lazer que atrelam segurança e diversão”, afirmou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.  
 

Alerta de chuvas

Durante a reunião os participantes foram informados de que há previsão de chuva forte na região de Campinas até este domingo (1º/02). Durante a última quarta-feira, 28, foi emitido alerta da Defesa Civil pelo Cell Broadcast informando a população sobre a intensidade da chuva e a necessidade de proteção. A ferramenta é acionada sempre que a região está sob condições severas.

Serviço:

Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;

Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;

Ligue 193, dos Bombeiros, para emergências;

Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.