Centro concentra 155 das 299 abordagens a pessoas em situação de rua em Campinas
O Serviço de Abordagem Social de Pessoas em Situação de Rua realizou 299 abordagens em Campinas no período de 19 a 23 de janeiro. A maior concentração foi verificada no Centro, com 155 registros, e no entorno da região central, com 58. Ao longo da semana, as equipes também fizeram 41 atendimentos na sede.
As equipes ouviram demandas, orientaram usuários e fizeram encaminhamentos. Os principais destinos foram serviços de saúde, assistência social e emissão de documentos. A rede municipal atuou de forma integrada. Houve articulação com o Consultório na Rua, com as unidades do Centro de Atenção Psicossocial, incluindo o CAPS Álcool e Drogas, com a Defensoria Pública do Estado e com o albergue municipal. Os profissionais realizaram contatos e agendamentos no Programa Poupatempo, no Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt e no Centro de Integração da Cidadania para emissão e retirada de documentos, como a Carteira de Identidade Nacional. Pessoas em situação de vulnerabilidade foram encaminhadas ao Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, inclusive para atualização do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Em ocorrências de saúde, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado.
No Centro, foram 155 abordagens. As equipes realizaram escutas e atendimentos na sede. Houve discussões de caso e acompanhamentos com o Consultório na Rua. Foram feitos encaminhamentos para a Defensoria Pública do Estado e para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua. As equipes apoiaram atualizações no Cadastro Único e a emissão de certidões via Centro de Integração da Cidadania. O Programa Poupatempo recebeu agendamentos para documentação. O serviço forneceu passe para deslocamento e articulou atendimentos em unidades básicas de saúde. Quando necessário, houve contato com familiares.
O entorno da região central recebeu mais 58 abordagens e oito atendimentos na sede. As equipes acompanharam processos de documentação civil no Programa Poupatempo e no Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt. Houve realização de atividades em grupo para acolhimento, com música e crochê. Demandas chegaram pela Central 156 e foram registradas para atendimento.
Regiões do município
Na Região Sul, registrou-se 39 abordagens, 35 articulações com a rede e 12 buscas ativas, além de 12 atendimentos na sede. As equipes realizaram encaminhamentos para a Defensoria Pública do Estado, para o Cadastro Único, para o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua e para instituição de acolhimento.
Na Região Norte, houve 28 abordagens em diferentes bairros e horários, com buscas ativas. As ações resultaram em encaminhamentos para o Cadastro Único e para a Coordenadoria de Prevenção às Drogas. Houve contatos com o albergue municipal e pedidos de certidão via Centro de Integração da Cidadania.
Na Região Leste, 10 abordagens foram registradas. As equipes acompanharam usuários ao Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt e realizaram agendamentos no Programa Poupatempo para emissão da Carteira de Identidade Nacional.
Na Região Noroeste, houve oito abordagens e duas buscas ativas. O serviço fez agendamentos de Carteira de Identidade Nacional no Programa Poupatempo, articulou atendimentos com o CAPS Álcool e Drogas Antônio Orlando e realizou mapeamento territorial em diferentes bairros.
Foram verificadas uma abordagem e uma busca ativa na Região Sudoeste. As equipes fizeram contato com familiares, agendaram a Carteira de Identidade Nacional no Programa Poupatempo e realizaram mapeamento social na região.
Durante o período, o Centro de Integração da Cidadania recebeu pedidos e realizou retiradas de certidões. Houve encaminhamentos ao Cartório de Registro Civil e à Junta do Serviço Militar. As equipes registraram solicitações do Cartão Nutrir, benefício municipal de segurança alimentar.
A população pode solicitar abordagem social e encaminhamentos à rede pela Central 156, serviço telefônico da Prefeitura.