Campinas vacina mais de 2,1 mil gestantes contra bronquiolite no primeiro mês de imunização
Campinas imunizou 2.143 gestantes contra o vírus sincicial respiratório (VSR) neste primeiro mês da campanha de vacinação no município, que teve início em 15 de dezembro de 2025. O VSR é responsável pela maioria dos casos de bronquiolite e pneumonias em crianças menores de dois anos.
A vacina segue disponível nos Centros de Saúde para todas as gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A dose única protege os bebês desde o nascimento até os seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade para complicações respiratórias graves.
“A adesão das gestantes tem sido boa, e queremos que todas que estão no período indicado aproveitem para proteger seus bebês. A vacina é segura e pode ser aplicada junto com outros imunizantes nos Centros de Saúde”, destaca Chaúla Vizelli, coordenadora do Programa de Imunização de Campinas.
Por que vacinar?
Em 2025, Campinas registrou 1.182 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causados pelo VSR, sendo a maioria em bebês menores de 1 ano. Foram 14 óbitos no período.
A vacina na gestante é a principal estratégia para proteger os recém-nascidos, pois os anticorpos são transferidos da mãe para o bebê durante a gravidez, garantindo proteção nos primeiros e mais críticos meses de vida.
Como se vacinar
Gestantes a partir da 28ª semana devem procurar os Centros de Saúde com documento com foto, cartão do pré-natal e caderneta de vacinação. A vacina pode ser aplicada junto com outras imunizações.
Endereços e horários: https://vacina.campinas.sp.gov.br
Prevenção complementar
Além da vacinação, a Secretaria de Saúde orienta: lavar as mãos frequentemente, manter ambientes ventilados, evitar aglomerações e usar máscara em caso de sintomas respiratórios.