• Home
  • Noticias
  • Empregos
  • Eventos
RMC Urgente
No Result
View All Result
No Result
View All Result
RMC Urgente
No Result
View All Result

Serviço de Abordagem Social de Pessoas em Situação de Rua totaliza 285 atendimentos

Agnelo familia by Agnelo familia
janeiro 12, 2026
in Noticias
0

De 5 a 9 de janeiro, o Serviço de Abordagem Social de Pessoa em Situação de Rua realizou ações em todas as regiões de Campinas. A área central teve maior concentração. As equipes fizeram a abordagem diretamente nos territórios, como ruas, praças e locais de grande circulação, totalizando 285. O trabalho envolveu escuta qualificada, orientação e encaminhamentos para saúde, assistência social e documentação civil. Quando necessário, as equipes fizeram contato com familiares e organizaram recâmbio, isto é, retorno à cidade de origem.
 

No período, o Centro registrou o maior volume de atendimentos em campo. Foram 197 abordagens somadas ao longo da semana. As equipes também fizeram registros de acompanhamentos e articulações com a rede. Na região central, além das abordagens, as equipes fizeram encaminhamentos para o Centro Pop para atualização do Cadastro Único e acesso à higienização. 
 

Também houve articulações com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e com o Consultório na Rua. As equipes solicitaram certidões pelo Centro de Integração da Cidadania (CIC). Houve contatos com o albergue municipal, o Samim, e com cartórios de Campinas, Poços de Caldas (MG), Curitiba (PR) e Valinhos (SP). As equipes entregaram passes e fizeram agendamentos no Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD). No entorno, ocorreram 18 abordagens, atendimentos em grupo operativo e encaminhamentos ao Departamento de Assistência Social (DAS) Sul e ao cartório de Campinas.
 

A região Sul registrou 30 abordagens. As equipes fizeram dois acompanhamentos, agência bancária e Carteira Nacional do Artesão (CNAR), e 20 articulações com a rede. Houve atendimentos na sede, respostas a solicitações 156, buscas ativas e contatos com familiares. Também houve grupo operativo e encaminhamentos para a Defensoria Pública do Estado (DPE), Cartório de Registro Civil, Centro Pop, IIRGD e hospital.
 

Na região Norte, as equipes realizaram 7 abordagens. Houve atendimentos na sede e contato com o Samim. As equipes fizeram encaminhamentos ao Poupatempo para emissão de documentação, Carteira de Identidade Nacional (CIN), e para atualização do Cadastro Único. Também houve fornecimento de passes e tratativas com CIC e INSS.
 

Na região Leste, o trabalho registrou 9 abordagens e 6 plantões. As equipes fizeram encaminhamentos para Cartório Civil, Poupatempo e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Antônio Orlando. As equipes também realizaram agendamentos de CIN.
 

Na região Sudoeste, as equipes fizeram 4 abordagens. Houve buscas ativas, articulação com família, três solicitações 156 e encaminhamento para Cadastro Único. As equipes fizeram mapeamento socioassistencial em diversos bairros. Também houve articulação com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Nelson Mandela.
 

Na região Noroeste, as equipes somaram 20 abordagens. Houve encaminhamentos e retiradas de CIN, buscas ativas e agendamentos. As equipes fizeram mapeamento territorial em bairros como Jardim Maracanã, Jardim Campos Elíseos, Vila União e Parque Tropical.
 

As ações envolveram articulação contínua com a rede socioassistencial e intersetorial. A rede incluiu Consultório na Rua, CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD) e CAPS AD III, unidade de atenção 24 horas, Centro Pop, Cras, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Samim e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Também houve demandas de documentação civil via CIC, cartórios e Poupatempo, além de encaminhamentos à DPE e ao INSS. Ao todo, foram 48 atendimentos em sede no período.
 

Para solicitar abordagem social e encaminhamentos à rede, a população pode acionar o Serviço de Abordagem Social de Pessoa em Situação de Rua pelo telefone 156.

 

Compartilhe isso:

  • Compartilhar no X(abre em nova janela) X
  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

Observatório Jean Nicolini retoma atendimento ao público neste domingo

Next Post

CPAT registra crescimento de 472% na oferta de vagas de emprego em cinco anos, em Campinas

Next Post

CPAT registra crescimento de 472% na oferta de vagas de emprego em cinco anos, em Campinas

  • About
  • Blog
  • Blog overlay
  • Classic
  • Contacts
  • Creative
  • Home
  • Modern
  • Newsletter
  • Politica de Privacidade
  • RMC Urgente
  • Termos de Uso – RMC Urgente
  • Notícias
  • Empregos
  • Eventos
  • Sobre

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Descubra mais sobre RMC Urgente

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo

Vá para versão mobile
%d