Zona Azul na Coronel Silva Telles começa na segunda, dia 12

Quem costuma frequentar a região do Cambuí deve ficar atento ao novo trecho de Zona Azul Digital implantado na avenida Coronel Silva Telles. A fiscalização do estacionamento rotativo, realizada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), começa na próxima segunda-feira, 12 de janeiro. O tempo máximo de permanência é de duas horas.

São 114 vagas distribuídas em toda a extensão da via, no trecho entre as avenidas Júlio de Mesquita e José de Souza Campos (Norte-Sul). A Zona Azul tem valor fixo de R$ 4 em dias úteis e R$ 2 aos sábados.

A Emdec finaliza a instalação das cerca de 30 placas que regulamentam o estacionamento rotativo. Elas contam com QR Code, que permite o pagamento da tarifa, via PIX, diretamente da vaga e dispensa cadastro prévio. Também indicam o horário de funcionamento da Zona Azul: de segunda sexta-feira, das 9h às 18h; e aos sábados, das 9h às 13h. A Emdec realiza ainda a renovação da sinalização de solo e das demais placas de sinalização.

A implantação da Zona Azul na região atende a pedidos de representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes da Região Metropolitana de Campinas (Abrasel), da Associação Viva Cambuí e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Cambuí.

O objetivo é ampliar a rotatividade das vagas e tornar o uso do espaço público mais democrático nesta região. Assim, garantir que todos tenham o direito de estacionar, inclusive em benefício dos comércios e serviços locais, uma vez que a disponibilidade de vagas favorece o fluxo de clientes.

Serão preservadas as vagas rápidas (15 minutos), de carga e descarga, exclusivas (idosos e pessoas com deficiência), bolsões de motocicletas e as dedicadas aos pontos de táxi.

O Sistema de Estacionamento Rotativo de Campinas foi implantado em 1995 e Zona Azul Digital foi lançada em março de 2022. Com as 114 novas vagas, a Zona Azul passa a contar com cerca de 1,9 mil vagas disponibilizadas aos motoristas, divididas entre as regiões central, Cambuí e Guanabara. O tempo de permanência varia de 1, 2 ou 5 horas, de acordo com a região.

Ação educativa distribui folhetos para motoristas e comerciantes

Para alertar os motoristas que acessam o trecho da Silva Telles sobre o início da fiscalização, o trecho recebeu faixas informativas e um Painel de Mensagem Variável (PMV).

Folhetos contendo o passo a passo para utilizar a ferramenta estão sendo distribuídos a motoristas e comerciantes, por educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec, desde a quinta, dia 08.

Request data export

Utilize este formulário para solicitar uma cópia dos seus dados neste site.

Request data removal

Utilize este formulário para solicitar a remoção dos seus dados deste site.

Request data rectification

Utilize este formulário para solicitar a retificação dos seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Request unsubscribe

Utilize este formulário para solicitar o cancelamento da sua inscrição nas nossas listas de e-mail.