Alerta de tempestades na Região de Campinas para os próximos dias

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou alerta de chuvas intensas até esta quarta-feira, 17 de dezembro. O aviso inclui a região de Campinas. Estão previstas precipitações de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm no dia, acompanhadas de ventos fortes, com rajadas entre 40 e 60 km/h
 

Os principais riscos associados ao fenômeno são cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A Defesa Civil de Campinas recomenda evitar áreas de risco e nunca tentar atravessar vias alagadas. 
 

A previsão do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri/Unicamp), divulgada nesta terça-feira, confirma o cenário de instabilidade. Veja:  
 

Nesta terça-feira (16/12): A RMC amanheceu com céu encoberto e mínima de 21°C. “Hoje, o tempo ficará encoberto com pancadas de chuvas que podem ser fortes à tarde e noite, devido à passagem de uma frente fria”, informa o boletim. A temperatura máxima deve chegar a 28°C à tarde. 
 

Para quarta-feira (17/12):  A previsão indica que o tempo variará de nublado com pancadas de chuva a parcialmente nublado. As temperaturas ficarão abaixo da média, com mínima de 20°C e máxima de 24°C. 
 

Na quinta-feira (18/12): A massa de ar frio trará uma sensível queda nas temperaturas mínimas, mas com tempo mais aberto. A nebulosidade diminuirá, com retorno do sol e baixa chance de chuvas. As mínimas ficarão entre 17°C e 18°C, com máxima de 27°C. 
 

Para a sexta-feira, 19/12, o Cepagri aponta a possibilidade de chuvas generalizadas na região, indicando um novo ciclo de instabilidade. 
 

A população é orientada a acompanhar os boletins oficiais e adotar medidas de precaução, especialmente ao longo desta terça-feira e quarta-feira, enquanto o alerta do Inmet permanece em vigor. 

 

“O período exige máxima atenção. Com as chuvas intensas previstas, reforçamos à população: evitem áreas de risco. Não se aproximem de margens de rios, encostas ou tentem transitar por ruas alagadas. A obediência às orientações oficiais não é uma sugestão, é uma medida vital. A Defesa Civil está monitorando a situação, mas a primeira e mais importante defesa é a prevenção, que salva vidas”, alertou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.  

 

Confira as principais orientações da Defesa Civil de Campinas: 

  

  • Evite áreas com histórico de alagamentos e nunca tente atravessar ruas inundadas; 

  • Fique atento às placas e painéis eletrônicos que informam sobre pontos sujeitos a alagamentos; 

  • Acompanhe os alertas oficiais da Defesa Civil para se informar com antecedência.  

  • Evite ficar em locais externos durante ventos fortes.  

  • Não se abrigue embaixo de árvores, postes ou estruturas metálicas frágeis.  

  • Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores.  

  • Recolha objetos soltos em varandas, quintais e jardins, como vasos, móveis e brinquedos, que podem ser levados pelo vento e causar acidentes.  

  • Durante tempestades com raios, evite locais abertos, não use estruturas metálicas e evite contato com água.  

  • Se um fio de energia cair sobre seu carro, permaneça dentro do veículo. Não tente sair. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.  

  

Como receber alertas 

  

A população pode receber avisos oficiais de duas formas:  

  

Cell Broadcast: O Estado de São Paulo conta com um sistema que envia alertas sonoros para todos os celulares com tecnologia 4G ou 5G que estiverem na área de risco. Não é preciso se cadastrar; o aviso aparece como uma mensagem pop-up na tela do telefone.  

  

SMS: Para receber alertas por mensagem de texto, basta enviar uma mensagem com o CEP de interesse para o número 40199. O serviço é gratuito.  

  

Serviço: 

Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores;   

Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito;   

Ligue 193, dos Bombeiros, para emergências.   

Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores.