Neste sábado, 1º de novembro, será realizado o Simulado Oficial de Emergência Climática no Largo do Rosário, a partir das 9h. O evento marca a formatura da primeira Equipe Comunitária de Resposta a Emergências Climáticas de Campinas.

 

A atividade prática será baseada em um cenário de alagamento em uma área com risco de desabamento de imóveis após fortes chuvas na cidade. O roteiro foi desenvolvido pela equipe do Centro de Resiliência a Desastres de Campinas (CRDC).

 

O treinamento da equipe comunitária começou em maio. No total, 40 líderes de bairro participaram das capacitações, que abordaram temas como alagamentos, enchentes, incêndios, emergências de saúde pública e atendimento de assistência social.

 

O projeto da Equipe Comunitária de Resposta a Emergências Climáticas foi criado por decreto em janeiro deste ano. O objetivo é atuar de forma sistêmica para reduzir os riscos de emergências e desastres causados pelas mudanças climáticas.

 

A iniciativa surgiu a partir de um projeto de capacitação de lideranças comunitárias, iniciado em 2024, por meio de uma parceria entre o Orçamento Cidadão e a Defesa Civil. Participantes que se interessaram pelas formações iniciais inscreveram-se para integrar a primeira equipe comunitária.

 

Comitê gestor foi criado por decreto em janeiro

 

O Comitê Gestor Executivo do projeto Equipe Comunitária de Resposta a Emergências Climáticas foi instituído por decreto em janeiro de 2025. O órgão coordena a formação de equipes comunitárias treinadas para atuar de forma coordenada e preventiva, reduzindo riscos e fortalecendo a resiliência urbana de Campinas.

 

Projeto-piloto mostrou viabilidade

 

“A formação desta primeira equipe é uma semente plantada, um projeto-piloto que se mostrou viável. Queremos inspirar outros líderes comunitários a participarem, para que possamos ter mais grupos no município com esse mesmo propósito de solidariedade e de ajuda a pessoas em situação de vulnerabilidade durante emergências”, destacou o diretor do Orçamento Cidadão, Arlindo Dutra.

 

Formação continuada

 

De acordo com o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o projeto visa tornar Campinas uma cidade ainda mais resiliente. “É importante destacar que a capacitação não termina neste sábado. A equipe continuará participando de treinamentos com diversas áreas para estar preparada quando sua atuação for necessária”, afirmou.

 

“O treinamento das lideranças comunitárias de Campinas fortalece a resiliência e a capacidade local para respostas a eventos climáticos. Isso garante mais proteção, prevenção em saúde e comunidades mais engajadas na parceria com o poder público para reduzir riscos e garantir proteção da vida”, explicou a assessora técnica do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Priscilla Pegoraro, que integra o Comitê Gestor.

 

Os líderes comunitários aprenderam estratégias de autoproteção que poderão multiplicar em suas comunidades, contribuindo para que a população fique mais segura e saiba o que fazer em uma emergência.

 

Certificados

 

Os participantes da Equipe Comunitária de Resposta a Emergências Climáticas de Campinas receberá um certificado após a realização do simulado. A entrega será realizada em um evento posterior, no Salão Vermelho.