A Defesa Civil de Campinas realizou, no feriado do último dia 8 de dezembro, um Exercício Simulado de Soterramento na Rua Jacinto Martinelli, em Sousas. A atividade, que integra a estratégia do município no programa Construindo Cidades Resilientes (MCR 2030), teve como foco principal a capacitação prática dos 17 novos servidores do órgão para ocorrências de deslocamento de massa.

O cenário, montado em parceria com a Subprefeitura de Sousas, simulou o soterramento de uma vítima (representada por um manequim), demandando uma resposta de emergência coordenada.

Conforme explicou o capitão PM Caio Veneziani, diretor do Núcleo de Capacitação da Defesa Civil do Estado de São Paulo, o treinamento foi dividido em duas etapas. “Na teórica, os agentes aprenderam conceitos sobre deslizamentos, uso de EPIs, segurança em terreno instável e primeiros atendimentos. Na prática, foi a oportunidade de sentir na pele a dificuldade real”, afirmou.

E a prática foi realista. O simulado incluiu até chuva artificial, criando um dos principais desafios enfrentados pelas equipes: trabalhar com a terra encharcada. O sargento do Corpo de Bombeiros, Renato Soutello, destacou os riscos do cenário, como o risco de que o deslizamento se repita – tenha uma “réplica”. “Utilizamos técnicas, como lonas de proteção, para garantir a segurança das equipes durante o resgate”, explicou.