O SOS Rua, serviço municipal responsável pela abordagem social a pessoas em situação de rua, realizou 269 abordagens e 42 atendimentos presenciais na semana de 20 a 24 de outubro, em Campinas. O relatório semanal registra 176 abordagens no Centro, distribuídas entre os turnos de segunda a sexta-feira, e 93 nas demais regiões da cidade (Noroeste, Sudoeste, Leste, Norte, Entorno e Sul). O total representa uma média de 54 abordagens por dia, o que evidencia a intensidade do trabalho das equipes em campo.

 

Durante os cinco dias, o serviço atuou em campo e na sede, com encaminhamentos para o IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt) o Cadastro Único e o Cartório Eleitoral, além de acompanhamentos ao Poupatempo para emissão de CIN/RG. As ações também envolveram articulações com a Defensoria Pública e atendimentos junto ao Consultório na Rua, ao CAPS AD e aos serviços de abrigamento.

 

No Centro, as atividades incluíram entregas de passes, discussões de casos com os Centros POP e agendamentos para documentação civil. Na região central, houve também o contato com o Canal 11, utilizado em Campinas para atividades relacionas a serviços de assistência social, como parte das ações do SOS Rua.

 

“O trabalho do SOS Rua reflete o compromisso da rede socioassistencial em garantir o acesso da população em situação de rua a direitos básicos, com abordagem humanizada e ações articuladas entre diferentes serviços”, afirmou Vandecleya Moro, secretária de Desenvolvimento e Assistência Social.

 

Na região do Entorno do Centro, registraram-se 40 abordagens, buscas ativas e acompanhamentos para documentação e abrigamento. A região Norte apresentou 20 abordagens, com discussões de casos entre saúde e assistência, além de encaminhamentos ao SAMIM e ao INSS. Na Leste, realizaram-se 16 abordagens e 11 atendimentos, incluindo seis encaminhamentos ao Cadastro Único. A Noroeste registrou 11 abordagens, agendamentos de documentação e contatos com o CAPS AD e o CECCO Toninha (um centro de convivência mantido pelo Serviço de Saúde Cândido Ferreira), além de mapeamento territorial. A Sudoeste promoveu buscas ativas e articulações com o CRAS e o DAS Sudoeste, enquanto a região Sul teve seis abordagens, com atendimentos, buscas ativas e encaminhamentos ao Centro POP II e ao Poupatempo.

 

Com atuação constante em todas as regiões, o SOS Rua reafirma o compromisso da cidade com a dignidade e os direitos da população em situação de rua, articulando a rede pública para que cada atendimento represente um passo concreto em direção à cidadania.